Terça, 07 Agosto 2018 01:00

Projeto verão: como conseguir o corpo que você deseja para a praia e piscina

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iG Delas

Mudar alguns hábitos pode ajudar a conseguir mais confiança para o biquíni

A fim de se sentirem mais seguras com o próprio corpo na temporada mais quente do ano, muitas mulheres iniciam o chamado projeto verão. A ideia é estabelecer metas para conseguir emagrecer alguns quilos ou definir os músculo, mas também é possível usar essa meta para começar uma atividade física nova e conseguir confiança no nosso corpoindependentemente do tamanho e das curvas.

E para quem busca estabelecer um projeto verão para esses próximos cinco meses até dezembro, o profissional de educação física Edelmans Gomes do Nascimento, da rede de academias Smart Fit, dá algumas dicas.

Tudo o que você precisa saber para o projeto verão 2019

Projeto verão não precisa ser rigoroso e super restritivo para você conseguir se sentir melhor com o próprio corpo

Projeto verão não precisa ser rigoroso e super restritivo para você conseguir se sentir melhor com o próprio corpo

Foto: Shutterstock

Antes de tudo, vale lembrar que ao iniciar uma atividade física nova ou estabelecer metas para sair do sedentarismo é essencial se consultar com um médico antes, para saber se você está apta para o exercício.O acompanhamento é importante para evitar desde lesões mais simples até problemas realmente sérios, como os de coração.

Feito isso, é só encontrar a atividade física certa e aproveitar os benefícios da endorfina no organismo. Confira então as dicas deNascimento para quem busca encontrar mais confiança no corpo para o verão de 2018/2019 – e o melhor é que esse projeto de cinco meses pode ser a oportunidade de alcançar uma vida mais ativa e sem sendentarismo.

» Estabeleça metas e prazos

Como explicaNascimento, para conseguir alcançar resultados efetivos é essencial estabelecer metas. Sabendo o que você quer alcançar e a melhor forma de fazer isso é possível ter mais motivação e conseguir acompanhar mais facilmente o resultado chegando.

A pessoa pode pegar um caderno e escrever qual o objetivo que quer até o final do ano. Pode ser iniciar uma atividade física nova, conseguir percorrer 5 km caminhando ou correndo ou definir o abdômen, por exemplo. Feito isso, pesquisar e conversar com especialistas para saber quais mudanças são necessárias fazer para alcançar essa meta.

Ao longo dos meses, se tudo for feito direitinho, é possível notar a evolução do corpo e do condicionamento físico, o que vai dar mais motivação para alcançar o objetivo final.

» Não sabote seu objetivo

Na hora de estabelecer as metas para o projeto verão, a pessoa não pode ser injusta com ela mesma. É preciso ser consciente e criar metas que sejam realmente possíveis de serem alcançadas. Caso contrário, a pessoa vai desanimar após não perceber uma grande evolução e desistir no meio do caminho.

Se o objetivo é começar a correr, por exemplo, não adianta se imaginar correndo a São Silvestre, com um percurso de 15 km, ainda este ano. Dá para começar com uma meta de correr sem parar por 4 km – há inclusive diferentes corridas pelo país com essa distância – e, se a pessoa alcançar essa meta antes de dezembro, criar uma nova meta.

» Mude o estímulo do seu treino

Ninguém precisa de um projeto verão para vestir um biquíni%2C mas mudar hábitos às vezes ajuda na conquista de confiança

Ninguém precisa de um projeto verão para vestir um biquíni%2C mas mudar hábitos às vezes ajuda na conquista de confiança

Foto: Shutterstock

Principalmente se seu objetivo no prejeto verão for emagrecer ou secar para definir mais os músculos, vale investir em treinos com a metodologia HIIT, que são curtos e de alta intensidade, como explica o especialista. Como mexe muito com o organismo, esse tipo de atividade queima gordura mais rapidamente.

Mas vale também mudar o treino que se está fazendo, até porque não dá para se esquecer do treino de força, essencial para evitar lesões durante a atividade aeróbica. Além disso, mesclando o tipo de treino o corpo vai receber estímulos diferentes, e assim ele vai conseguir responder melhor a cada um deles.

» Aumente o consumo de água

Na hora de iniciar o projeto verão, muita gente logo pensa em iniciar uma dieta nova. Sim, às vezes é necessário mudar alguns hábitos – sempre com o acompanhamento de um especialista – para conseguir secar um pouco ou ter mais energia para as atividades físicas, mas uma coisa que muita gente se esquece é de beber água.

Nascimento explica que a água regula o metabolismo, melhora a digestão e ainda previne câimbras. Além disso, um corpo bem hidratado responde melhor aos estímulos. Desta forma, o treino fica mais eficiente e o cansaço físico demora mais para aparecer. Por fim, para quem busca mais definição, a correta ingestão de água evita a temida retenção de líquido.

» Faça escolhas certas, pensando nos seus objetivos

Projeto verão pode ser o primeiro passo para sair do sedentarismo  ou começar aquele atividade física nova

Projeto verão pode ser o primeiro passo para sair do sedentarismo ou começar aquele atividade física nova

Foto: Shutterstock

Como foi citado acima, seja para conseguir melhor desempenho em uma atividade ou para perder medidas, é preciso tomar um cuidado mais especial com a alimentação. Se uma pessoa busca mudanças no corpo, não adianta continuar mantendo os mesmos hábitos – e a alimentação entra nesse ponto.

Não é preciso mudar completamente o que se faz ou deixar de realizar atividades que se gosta por conta do projeto verão, basta ter moderação e não exagerar. A dica de Nascimento é fazer melhores escolhas.

Por exemplo, se você tem o hábito de curtir o happy hour com os colegas de trabalho, não precisa deixar de ir, mas diminua o consumo de bebida alcoólica e escolha melhor os petiscos que for comer. O melhor é apostar em alimentos calóricos, evitar frituras e investir em proteínas e legumes.

Leia também:Subir escadas é opção para ganhar condicionamento e perder peso

» Foco na meta, sempre

Não é fácil mudar hábitos e conseguir um novo estilo de vida, seja para o projeto verão ou para o “projeto vidão”. Na hora que a pessoa se sente desmotivada ou desencorajada, como aconselha o profissional de educação física, o ideal é lembrar das metas que foram estabelecidas e o porquê. A pessoa deve pensar nela mesma, se ela está feliz, avaliar se os objetivos são dela mesmo ou se surgiram por conta de uma pressão externa e, então, manter ou reavaliar as metas. O principal nessa hora é nunca deixar de avaliar a saúde física e mental.

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