Três Passos News

Três Passos News

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tiradentes do Sul

O prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, participou na manhã desta quarta-feira, em Santa Rosa, de cerimônia comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro. Alceu foi convidado pelo exército a participar do ato solene realizado na sede do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec). O Secretário Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Tiradentes do Sul, Luiz Carlos Sandri, acompanhou o prefeito no evento.

A solenidade contou com pronunciamento do comandante do 19º RC Mec, Tenente-coronel Marcio Saldanha Walker, apresentação e desfile da tropa e leitura da ordem do dia. Prestigiaram o evento diversas autoridades civis e militares, tanto brasileiras como argentinas. Dentre as lideranças, estiveram representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário oriundos de diversas cidades da região da Grande Santa Rosa, além de instituições de ensino e entidades da sociedade civil.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado, anualmente, em 19 de abril. No entanto, devido ao feriado desta sexta-feira, as comemorações foram antecipadas para o dia 17.

Assessoria de Comunicação

Em uma aposta sobre quem é mais limpo, seu palpite seria seu cachorro ou você? A resposta, de acordo com a ciência, pode te surpreender, já que um estudo publicado no periódico científico European Radiology - o jornal oficial da Sociedade Europeia de Radiologia - descobriu que a barba dos homens carrega mais microrganismos patogênicos que os melhores amigos deles, os cães.

Leiam também: Veja quais são as tendências para os barbudos em 2019

Homem barbado conversando com seu cachorro, da raça labrador
shutterstock

Viver para atingir a melhor forma física pode ter um preço caro. É isso que mostra o caso do influenciador fitness Léo Stronda, que, no dia 11 de abril, sofreu uma lesão muscular durante seus treinos na academia e teve de ser levado para a sala de cirurgia às pressas.

Leia também: Treino de boxe pode ajudá-lo a conquistar o físico dos sonhos; veja como

Léo Stronda deitado na cama do hospital após operar sua lesão muscular
Reprodução/Instagram
Léo Stronda sofreu uma lesão muscular após aumentar a carga nos treinos, e teve de ser levado às pressas ao hospital

Seu marido estava ao seu lado quando o filho de vocês veio ao mundo, segurando sua mão ali na sala de parto? Um estudo recente aponta que um em cada cinco pais não participam do nascimento do filho, e as desculpas dadas pelos homens para não estarem presentes nessa ocasião merecem destaque.

Leia também: Pais cuidam de bebê 10 dias após sua morte

bebê assustado
shutterstock
Como assim meu pai não estava lá quando eu nasci? Veja as desculpas mais comuns dos homens

As redes sociais promovem diversas interações, e quem compartilha algo nesses meios está sujeito a comentários negativos e positivos. Essa noiva publicou no Facebook uma foto de seu vestido de casamento para pedir a opinião dos internautas, mas o retorno não foi como o esperado.

Leia também: Noiva escolhe vestido "ousado" e divide internautas nas redes sociais

vestido de casamento
Reprodução/Metro.co.uk
Vestido de casamento de uma noiva dá o que falar na web e internautas pedem, inclusive, para ela repensar a escolha

Competição aconteceu na semana passada em Kiev, na Ucrânia; além do ouro, estudantes brasileiras também conquistaram duas medalhas de bronze, e país ficou na 20ª colocação geral. Brasileiras fazem história com ouro inédito em olimpíada de matemática na Europa Seis mulheres e uma missão: representar o Brasil na 8ª Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês), que aconteceu de 7 a 13 de abril, em Kiev, na Ucrânia. A disputa entre 196 estudantes de 49 países rendeu ao Brasil um feito inédito: uma medalha de ouro, conquistada pela estudante gaúcha Mariana Groff, de 17 anos, e a 20ª colocação geral.

A recuperação de uma cirurgia não é um momento fácil, mas para o pai de Andrew Fallon se tornou mais agradável depois que um gato fofo invadiu a casa dele e se deitou em seu colo.

Leia também: Coruja adota ovo de pato e o protege até o dia do nascimento

Andrew contou o que aconteceu em seu Twitter junto com a foto do gato fofo dormindo ao lado de seu pai. “Meu pai está se recuperando de uma cirurgia e minha mãe o deixou descansando com a porta do quarto levemente aberta. Meus pais não tem um gato.

A fama de que esses cães perseguem os entregadores de carta desaparece com esse cachorro brincalhão que não deixa um carteiro realizar suas entregas sem que ele brinque de jogar bola com ele.

Leia também: Cuidado! Não deixe seu cachorro comer chocolate nesta Páscoa

cachorro brincalhão com bola de futebol
Twitter/ Amy Barbour
Cachorro brincalhão não deixa carteiro fazer entregas

Não é a primeira vez que o cachorro brincalhão impede que o carteiro faça seu trabalho. Por isso o homem gravou um vídeo do momento em que chega na casa e é recebido com o animal e uma bola de futebol.

Foto: PRF

A Polícia Civil identificou na noite desta sexta a vítima do acidente que causou a morte de uma família paranaense nesta madrugada, na BR-386, Soledade, Norte do Rio Grande do Sul. Maicon Lima de Souza, de 26 anos, dirigia um Tempra com placas de Caxias do Sul, quando, segundo a Polícia Rodoviária Federal, invadiu a pista contrária e atingiu o Gol em que a família viajava. Todos morreram. Maicon não tinha carteira de habilitação e havia comprado o carro em nome de terceiros, conforme o delegado que investiga o acidente, Márcio Marodin. Ele trabalhava como operador de máquina, residia em Caxias e deixa dois filhos, conforme o acidente. Maicon estaria em deslocamento para encontrar familiares em Sagrada Família. O caso é investigado como homicídio culposo. Os corpos das outras cinco vítimas serão levados para Capanema, no Paraná, onde residiam, conforme a funerária. O acidente aconteceu na madrugada, enquanto eles viajavam ao estado gaúcho para o velório de um parente, em Carlos Barbosa, na Serra.

RS Agora

Os dados foram divulgados em 15 de abril de 2019. Foto: Arquivo/TP News

Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Entre os locais com contaminação múltipla estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas. Do total de 27 pesticidas na água dos brasileiros, 21 estão proibidos na União Europeia devido aos riscos que oferecem à saúde e ao meio ambiente.

Em Três Passos, cidade com 24. 632 habitantes, foram detectados 14 tipos de agrotóxicos na água que abastece a cidade entre 2014 e 2017. Destes, 5 são associado(s) a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. Entre os 14, um agrotóxico, o Atrazina, foi detectado acima do limite considerado seguro na União Europeia. Confira: https://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/.

No Noroeste do RS, três municípios apresentaram os 27 tipos de pesticidas. São eles Ijuí, Panambi e Três de Maio. Na Região Celeiro, três cidades também registraram concentração de agrotóxicos: Braga, 13 tipos, Miraguaí, 10, e Crissiumal, 15. Em outros municípios, não houve testes ou não foram detectados.

Os dados são do Ministério da Saúde e foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país.

Embora se trate de informação pública, os testes não são divulgados de forma compreensível para a população, deixando os brasileiros no escuro sobre os riscos que correm ao beber um copo d’água. Em um esforço conjunto, a Repórter Brasil, a Agência Pública e a organização suíça Public Eye fizeram um mapa interativo com os agrotóxicos encontrados em cada cidade. O mapa revela ainda quais estão acima do limite de segurança de acordo com a lei do Brasil e pela regulação europeia, onde fica a Public Eye.

O retrato nacional da contaminação da água gerou alarde entre profissionais da saúde. “A situação é extremamente preocupante e certamente configura riscos e impactos à saúde da população”, afirma a toxicologista e médica do trabalho Virginia Dapper. O tom foi o mesmo na reação da pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, Aline Gurgel: “dados alarmantes, representam sério risco para a saúde humana”.

Entre os agrotóxicos encontrados em mais de 80% dos testes, há cinco classificados como “prováveis cancerígenos” pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e seis apontados pela União Europeia como causadores de disfunções endócrinas, o que gera diversos problemas à saúde, como a puberdade precoce. Do total de 27 pesticidas na água dos brasileiros, 21 estão proibidos na União Europeia devido aos riscos que oferecem à saúde e ao meio ambiente.

A falta de monitoramento também é um problema grave. Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.931 não realizaram testes na sua água entre 2014 e 2017.

Coquetel tóxico

A mistura entre os diversas químicos foi um dos pontos que mais gerou preocupação entre os especialistas ouvidos. O perigo é que a combinação de substâncias multiplique ou até mesmo gere novos efeitos. Essas reações já foram demonstradas em testes, afirma a química Cassiana Montagner. “Mesmo que um agrotóxico não tenha efeito sobre a saúde humana, ele pode ter quando mistura com outra substância”, explica Montagner, que pesquisa a contaminação da água no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. “A mistura é uma das nossas principais preocupações com os agrotóxicos na água”.

Os paulistas foram os que mais beberam esse coquetel nos últimos anos. O estado foi recordista em número de municípios onde todos os 27 agrotóxicos estavam na água. São mais de 500 cidades, incluindo a grande São Paulo – Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco – além da própria capital. E algumas das mais populosas, como Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba. O Paraná foi o segundo colocado, com coquetel presente em 326 cidades, seguido por Santa Catarina e Tocantins.

Nota de Esclarecimento da Corsan

Sobre matéria publicada nos últimos dias, relacionando a contaminação por agrotóxicos na água tratada, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que a água distribuída à população nos 317 municípios gaúchos atende rigorosamente a legislação brasileira que determina os parâmetros de potabilidade da água para os sistemas de abastecimento. E ainda que também são monitorados outros 46 tipos em atendimento à legislação estadual (Portaria 320/2014 da Secretaria da Saúde.

A Corsan ressalta que os dados utilizados na pesquisa apresentada foram retirados do Sisagua (Sistema de Abastecimento de Informação de Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano) e referem-se a amostras de água bruta (ainda não tratada). A empresa informa que, sempre quando é detectado algum agrotóxico na água bruta, é realizada a análise da água tratada correspondente, não havendo histórico de presença desse agente após o tratamento.

Com informações da Agência Pública/Repórter Brasil e Por Trás do Alimento

*Atualizada às13h36 de sábado, 20.

Dra Carin Bogado Petry

Usuários do Dia

Temos 16830 visitantes e Nenhum membro online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DIVERSOS

Prefeito de Tiradentes do Sul participa …

REGIÃO

Quatro grandes feiras prometem atrair gr…

TRÂNSITO

Motorista que provocou acidente com 6 mo…

ESPECIAL

14 tipos de agrotóxicos são encontrados …

ESPECIAL

Imagens do pôr-do-sol antes da virada do…

POLÍCIA

Dois homens baleados são encontrados mor…

REGIÃO

Três cidades no Noroeste do RS possuem 2…

TRÂNSITO

Seis pessoas morrem em acidente na BR-38…

SAÚDE

6 mitos sobre o sono que prejudicam a no…

FAMOSOS

"Tamanho Família" explora infâ…

VARIEDADES

De trânsito a futebol: as desculpas dos …

CURIOSIDADES

Vestido de casamento dáo que falar e web…