Informativo
Foto: Divulgação

Há tempos que os celulares não servem apenas para fazer ligações e enviar SMS, hoje em dia você consegue fazer inúmeras coisas, desde enviar e receber e-mails rapidamente até realizar pagamentos e transferências em contas de bancos digitais.

Muitas informações privadas são armazenadas nos dispositivos e nos aplicativos que são instalados nos celulares, isto se dá através de registros de bate-papo, fotos, anotações, etc. Desta forma, é necessário proteger estes aparelhos adequadamente para não torná-los alvos de vírus e ataques cibernéticos.

Para ajudá-lo a navegar no seu dispositivo de forma segura, reunimos 8 dicas de segurança móvel. Acompanhe a seguir: 

  1. Mantenha seu sistema operacional atualizado

As ameaças estão sempre evoluindo e se ajustando com base em nossos hábitos, por isso sempre que uma atualização estiver disponível para o seu smartphone, execute-a imediatamente, pois elas são lançadas frequentemente para melhorar a segurança e o desempenho dos aparelhos, aumentando a proteção contra ameaças e vulnerabilidades recém-descobertas dos dispositivos.

  1. Evite Wi-fis Públicos 

Óbvio que uma das coisas que mais amamos no Smartphone é acessar a internet de qualquer local e quando um Wi-fi público está disponível, é muito tentador fazer a conexão por ele. Entretanto, apesar do Wi-fi gratuito possibilitar a economia de dados, nem sempre essas redes são seguras e os hackers podem ter acesso aos dados enviados por ela. 

Para aumentar sua segurança ao utilizar este tipo de Wi-fi, usar uma VPN (Rede Privada Virtual) também pode ser uma opção. Ela atua como um túnel criptografado que permite a navegação segura do usuário e consequentemente melhora a proteção online, consulte a este site para mais informações sobre VPNs gratuitas.

  1. Desative o Bluetooth 

Hackers também consegue interceptar suas informações através da rede Bluetooth, por isso, se não estiver utilizando o serviço, desative imediatamente. Além de aumentar a sua segurança, você irá economizar bastante a bateria do seu celular.

  1. Utilize uma senha

Caso você ainda não tenha uma senha no seu aparelho, configure agora mesmo, pois caso ocorra perdas ou roubo do seu smartphone, suas informações não são acessadas por terceiros com tanta facilidade.  

É importante também utilizar uma senha adicional para os apps mais importantes, já que alguns deles têm dados mais confidenciais que outros. Para isso, você pode bloquear os aplicativos separadamente com Apps móveis especiais.

  1. Adicione a confirmação de duas etapas ao seu WhatsApp

O WhatsApp é o software de comunicação mais utilizado no Brasil, por isso, muitos crimes envolvem o acesso à conta do App da vítima. Para impedir esta ação, você pode adicionar o recurso de confirmação de duas etapas. Basta acessar as configurações do seu aplicativo, clicar na opção referida e cadastrar um PIN que será solicitado regularmente para confirmar a sua identidade. 

  1. Baixe aplicativos de lojas oficiais

Há aplicativos que são desenvolvidos por hackers para instalar códigos maliciosos ou roubar informações, como dados bancários de seu smartphone, portanto, baixá-los de qualquer local não vale o risco de redução da sua privacidade. 

A Apple Store tem uma política rígida de análise dos aplicativos, desta maneira, poucas são as chances de softwares de fonte duvidosa estarem presentes nessa loja, assim como a Play Store, que apesar de não ser tão criteriosa quanto a Apple, também dificulta o upload deste tipo de aplicação. 

  1. Invista em um antivírus 

Engana-se que o antivírus é indicado apenas para desktop ou notebook, adquirir um bom antivírus para o seu smartphone é essencial para reduzir as chances de ataques maliciosos.

  1. Faça backup dos dados

Em caso de perda, roubo do seu celular ou até mesmo se ele quebrar por alguma razão, é possível recuperar as suas informações facilmente, caso você tenha feito o backup. Por isso, realize uma cópia de segurança do seu dispositivo em outro local a fim de evitar perda de fotos e informações importantes.