Bichos
Foto: Reprodução/Portal Bicaquense

Uma cobra da espécie Jararacuçu foi encontrada em Coronel Bicaco nesta terça-feira. A mesma por pouco não atacou uma jovem. O fato ocorreu na Rua Santo Antônio, no centro.

A víbora Jararacuçu já foi encontrada outras vezes no município. Ela é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. De até 2 m de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras. É encontrada na Bolívia, Brasil (Minas Gerais,Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul), Paraguai e Argentina.

A Jararacuçu possui uma peçonha potente, de ação citotóxica, hemotóxica e até mesmo miotóxica, foram examinadas 29 picadas de Jararacuçu em São Paulo, os principais e mais comuns sintomas relatados foram dor local, obscessos, inchaço, necrose, choque, incoagulabilidade sanguínea, hemorragia externa grave e insuficiência renal.

As jararacuçus costumam tomar sol para se aquecerem durante o dia e preferem caçar à noite.

Os adultos alimentam-se de pequenos roedores e aves e os juvenis se alimentam de pequenos anfíbios, minhocas e até de alguns insetos.

Requer total cuidado nesse período de grave pandemia que vivemos, pois os leitos hospitalares estão lotados e uma picada de cobra venenosa sem o atendimento adequado pode levar a situação grave do paciente.

Portal Bicaquense