Saúde
Foto: Reprodução

Desde o início da pandemia da Covid-19, uma das medidas de prevenção mais indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a máscara de proteção. Além do distanciamento social e a higienização constante com álcool 70%, as máscaras agem como uma barreira para inibir a contaminação por gotículas de saliva expelidas durante o contato com o outro. O uso frequente de máscaras de proteção individual se tornou, inclusive, obrigatório por decisão do governo federal, em espaços públicos e privados, como medida de segurança, garantindo a proteção própria e também das pessoas ao redor. 

Com o surgimento de diferentes variantes da Covid-19 devido à mutação do vírus e, por consequência, a alta no potencial de transmissão, o número de infectados só cresce e as dúvidas quanto à eficiência dos métodos para prevenir a doença também. Para se verificar, cientificamente, a eficácia da máscara, um estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicado na revista científica “Sciense”, analisou a eficiência dos 14 tipos mais utilizados pela população.

Entre as máscaras estudadas, a que apresentou o melhor resultado foi a N95, que é muito utilizada na rotina dos profissionais da saúde, já que possui o potencial de filtragem maior do que qualquer outra. Com a utilização da N95, é possível evitar, em comparativo com uma pessoa sem a máscara, a proliferação de mais de 99,9% de gotículas de saliva. Enquanto a polaina de pescoço, que é feita de lã, exibe o pior desempenho de proteção ao coronavírus.

Para driblar a contaminação, outro aliado da prevenção à Covid-19 é a máscara caseira, feita de algodão, que aparece em terceira colocação na ordem de eficácia, atrás apenas das cirúrgicas, que ocupam a segunda posição.

Máscaras de proteção à Covid-19, em ordem de eficácia:

– N95.

– Cirúrgica de três camadas.

– Máscara de polipropileno e algodão de três camadas.

– Máscara de polipropileno de duas camadas.

– Máscara de algodão estilo plissado.

– Máscara de algodão com camada dupla.

– N95 com válvula.

– Máscara de algodão de camada dupla, não plissada.

– Máscara de poliéster de uma camada.

– Máscara de algodão de uma camada, estilo plissado.

– Máscara de algodão de duas camadas, estilo plissado.

– Máscara de tricô.

– Bandana de duas camadas.

– Polaina de pescoço.

O Alto Uruugai