O Campeonato Gaúcho teve a sua decisão disputada na quarta-feira (17) entre Grêmio e Internacional, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.
Com o resultado anterior de 0 a 0, a segunda partida da decisão do Campeonato Gaúcho foi muito disputada em termos de ‘pilha’ dos jogadores. Só na primeira etapa foram distribuídos quatro cartões amarelos.
No âmbito de jogadas, ambas equipes tiveram chances de abrir o placar, mas foi o Grêmio que balançou as redes primeiro. Aos 15 minutos, o atacante André aproveitou um rebote do goleiro Marcelo Lomba e chutou para o gol, porém o árbitro de vídeo (VAR) anulou o lance por impedimento.
No segundo tempo, Guilherme Parede puxou o calção de Cortes dentro da área e o juiz marcou pênalti para o Grêmio com auxílio do VAR. Aos 31 minutos, André bateu e Lomba defendeu.
Enquanto o atacante gremista se preparava para bater a penalidade. D’Alessandro foi expulso, encarou o 4º árbitro e começou uma confusão. Nesse tempo o treinador Odair Hellmann também foi expulso e precisou ser retirado pela polícia.
Nos acréscimos, o Grêmio teve duas chances de abrir o placar, mas em uma a bola foi para fora e na sequência Everton acertou a trave. Com o resultado em 0 a 0 a decisão foi para os pênaltis.
Paulo Victor defendeu as cobranças de Camilo, Cuesta e Nico López do Internacional. André fechou a série em 3 a 2 e deu o título ao Grêmio.