Denúncia
Moradores retomam trabalhos de recuperação da ERS-305, em Crissiumal

Uma estrada de suma importância para o desenvolvimento da região entregue ao descaso por sucessivos governos estaduais, a ERS-305, trecho de 89,9 quilômetros entre Três Passos e Tuparendi, voltou a receber na quarta-feira, 5, trabalhos de recuperação realizados por moradores, em Crissiumal.

O trajeto recuperado fica entre a cidade e a localidade de Esquina Uruguai. Em maio, usuários já haviam recuperado mais de 4 quilômetros. O dinheiro arrecadado com doadores deu para contratar 30 horas do trabalho de motoniveladora. Além disso, entre os próprios organizadores do movimento, são emprestados ao trabalho um caminhão e dois carregadores, que prestam auxílio para colocar o material na estrada. Mais de 20 crissiumalenses doaram valores para a aquisição de óleo diesel.

A região aguarda há mais de 40 anos o asfaltamento da estrada. A situação dela entre Crissiumal e Três Passos é ainda pior do que o trecho que está sendo recuperado pelos próprios usuários. Em quatro décadas, a conclusão da rodovia foi pavimentada apenas de promessas.

Saiba mais sobre a ERS-305

A ERS-305 se estende por 89,9 quilômetros, e é a rodovia que dá acesso ao maior número de municípios da região. Ela cruza o território de 5 municípios: Tuparendi, Tucunduva, Horizontina, Crissiumal e Três Passos. Os trechos que necessitam pavimentação compreendem: Distrito de Vila Cascata (Horizontina) ao entroncamento com a ERS-207 (Crissiumal), com 20,55 quilômetros, e o entroncamento com a ERS-207 (Crissiumal) ao entroncamento com a BR-468 (Três Passos), com extensão de 23,95 quilômetros, totalizando 44,5 quilômetros. Ainda, evidencia-se um trecho de 10,9 quilômetros que possui a base asfáltica e o rachão, necessitando apenas a camada superior e a sinalização horizontal e vertical.