Neste domingo, 4 de julho, o Rio Grande do Sul terá mais um dia típico de inverno. O sol mais uma vez predomina, com amplos períodos de céu claro em diversas regiões. O começo do dia deve ter nevoeiro, neblina ou nuvens baixas em pontos do Estado, mas que depois dão lugar ao sol.
Faz muito frio cedo no início deste domingo e se espera geada em diversos locais, inclusive na Grande Porto Alegre, mas a temperatura se eleva com o sol rapidamente e a tarde será bastante amena. Volta a esfriar acentuadamente a partir do entardecer. A temperatura na Capital deve variar entre 5ºC e 18ºC.
No curto e médio prazo, a MetSul não enxerga massa de polar de intensidade semelhante ou igual.
O que os dados da MetSul indicam é que na segunda metade deste mês poderia haver o ingresso de duas massas de ar frio.
A primeira se daria ao redor do dia 15, mas que não seria muito forte.
No final do mês há chance de uma segunda mais forte, mas não como a do final de junho.
Três fatos nos levam a considerar a possibilidade de termos frio muito intenso – e talvez até com neve – como o que se sentiu nesta semana ainda neste inverno.
Um, Estados Unidos e Europa experimentaram eventos de muito intenso durante o último mês do inverno climático e no começo da primavera setentrional, mais cedo neste ano. Fevereiro, que corresponderia ao nosso agosto como terceiro mês do inverno climático, teve poderosa onda de frio nos Estados Unidos que castigou o Texas com frio mais forte desde 1994, matando centenas. Por isso, agosto é um mês com uma maior chance de um novo episódio de frio extremo e com neve.
Dois, grande parte da Antártida está com temperatura muito abaixo da média. Se ocorrer um enfraquecimento do cinturão de vento do Polo Solo ar muito gelado pode escapar para as latitudes médias como as nossas.
Três, o Pacífico deve esfriar neste segundo semestre e isso pode trazer frio tardio, inclusive intenso.
MetSul