Na noite deste sábado (10/07), às 20:00 horas, o Pelotão da Brigada Militar de Crissiumal, recebeu diversas ligações anônimas denunciando uma Rinha de Galo no interior de Sede Nova.
Os policiais militares se mobilizaram e deslocaram-se ao local, onde constataram uma grande aglomeração de pessoas, que por si só já estavam cometendo o crime do artigo 268, do Código Penal – Descumprir medidas de prevenção ao contágio do COVID-19, por aglomeração de pessoas, não usavam máscara e não havia álcool gel disponível.
Na chegada das viaturas da Brigada Militar, algumas pessoas empreenderam fuga a pé para o mato. Foi possível realizar a abordagem de 46 pessoas, as quais estavam envolvidas prática de Maus Tratos aos Animais por Rinha de Galo. Ao todo foram autuadas pelo Crime previsto no Artigo 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos da lei federal 9.605/1998, (02) duas mulheres e (43) quarenta e três homens.
APREEENSÃO:
– 38 (trinta e oito) galos finos vivos, sem água nem alimento, todos com algum tipo de
ferimento, dentro de gaiolas pequenas;
– 76 (setenta e seis) gaiolas pequenas;
– 03 (três) tambores de rinha;
– 02 (dois) Timer de marcação 60 segundos;
– Seringas com agulha; Fita esparadrapo; Agulha de sutura;
– 06 (seis) protetores de espora de couro;
– 08 (oito) tesouras de procedimento,
– 108 (cento e oito) biqueiras de aço;
– 05 (cinco) esporas de aço, 10 protetores de espora e 01 protetor de bico;
– 89 (oitenta e nove) esporas de nylon;01 lixa fixa verde, 01 lixa/ferro 80;
– 34 (trinta e quatro) marcadores de aves em aço;
– Dezenas de comprimidos RIFALDIN 300mg; comprimidos de organoreuro cerebral;
– antibacteriano Pencivet plus PPU 50 ml; pomada Vetaglós anti-infecciosa; pomada Regencel oftalmológica;
Ainda foi constatado na abordagem a existência de R$ 8.648,00 (oito mil, seiscentos e quarenta e oito reais), que estavam sendo utilizadas para apostas nas rinhas dos galos.
A ocorrência foi lavrada e os envolvidos assinaram termo de compromisso para responder no Juizado Especial Criminal. Todos os materiais foram relacionados e lavrado termo de fiel depositário com a juntada aos autos da ocorrência.
Mauro Luís Simm de Faveri – 1º Tenente Comandante 4º Pelotão