A quarta-feira (21) ainda será gelada, com temperaturas baixas — mas levemente maiores do que as do dia anterior. As mínimas do RS devem variar entre 0°C e 1°C.
Ainda há risco de geada durante as primeiras horas da manhã, principalmente na Fronteira Oeste, na Região Central, na Serra e no Norte. Segundo a Somar, a umidade relativa do ar pode voltar a cair em alguns municípios da faixa norte gaúcha, ficando abaixo de 30% (índice considerado de atenção por oferecer riscos à saúde). Porto Alegre terá um dia ensolarado e termômetros variando entre 6°C e 18°C.
A presença de uma área de alta pressão atmosférica faz com que o frio persista, também, na quinta-feira (22). Pode gear em pontos isolados da Fronteira Oeste, da Campanha, da Região Central e da Serra. Os termômetros da Capital não passam de 19°C.
A temperatura baixa deve marcar presença no Rio Grande do Sul até sexta-feira (23). No sábado (24), volta a esquentar, o que aumenta a amplitude térmica, pois a massa de ar frio se desloca para o Oceano Atlântico. Já no domingo (25), a novidade fica por conta da volta da chuva e, novamente, do frio. As precipitações chegam em forma de pancadas, acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, em todo o território gaúcho.
O tempo deve permanecer instável ao longo da próxima semana. Pode nevar nas serras gaúcha e catarinense no dia 28 de julho.
Informações de GZH