Uma jaguatirica foi encontrada morta no início da manhã desta segunda-feira, 2, em Três Passos. O fato aconteceu logo após à entrada para a Linha Santo Antônio, na altura do km 109, trecho da rodovia entre Três Passos e Tiradentes do Sul (BR-468).
O animal encontrava-se no acostamento e apresentava ferimentos, possivelmente de atropelamento, quando tentava atravessar a rodovia. O acidente pode ter ocorrido durante a madrugada, já que o animal tem hábitos noturnos.
Saiba mais
A espécie está distribuída entre as Américas do Norte, Central e do Sul.
Carnívora, alimenta-se de mamíferos de pequeno e médio portes, aves, répteis e peixes.
Na reprodução, procuram um par somente na época de acasalamento. A gestação varia entre 70 e 85 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes, com peso entre 120 a 340 gramas.
Felinos de médio porte, os machos são maiores do que as fêmeas, podendo medir 1 metro, mais a cauda com até 40 centímetros, pesando de 8 a 15 quilos.
A jaguatirica tem coloração variável, de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro a um castanho-ocráceo.
As manchas negras tendem a formar rosetas abertas, desenhando traços longitudinais. São animais solitários, de hábitos noturnos, e excelentes nadadores e escaladores de árvores. O território de um macho adulto varia em torno de 18 km².