As celebrações pelos 199 anos da Independência do Brasil ocorrem de forma pacífica nesta terça-feira, 7 de Setembro, em todo o País. Em Brasília, as comemorações oficiais começaram com a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional no Palácio da Alvorada.
O presidente Jair Bolsonaro desfilou em carro aberto até o local da cerimônia. O ato contou com a exibição de carros anfíbios das Forças Armadas no Lago Paranoá e a participação de 18 paraquedistas, que pousaram no gramado do Palácio da Alvorada. Uma paraquedista entregou a bandeira do Brasil ao presidente.
O tradicional desfile militar na Esplanada dos Ministérios foi suspenso por conta da pandemia.
Atos pelo Brasil
Estão programados atos pró e contra o governo em várias cidades neste 7 de Setembro. No Rio de Janeiro, manifestantes pró-governo se concentram na orla de Copacabana, na zona sul da capital fluminense. Também em clima pacífico, a população se apresenta majoritariamente vestida de verde e amarelo e portanto a bandeira brasileira.
Já a manifestação contra o governo se concentra na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Ruas no entorno estão interditadas.
Em São Paulo a segurança está reforçada e manifestantes pró-governo se concentram na Avenida Paulista desde cedo, onde Bolsonaro deve falar a manifestantes por volta das 16h, segundo informou pelo Twitter. “Hoje não é uma data minha ou de qualquer autoridade. É uma data do povo brasileiro”, escreveu o presidente nas redes sociais.
O efetivo de segurança paulista conta com aproximadamente 3.600 policiais e o apoio de mais de 1.400 viaturas, 60 cavalos, 4 drones e 2 helicópteros da PM (Polícia Militar), segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP. Também participam da operação de segurança equipes dos Comandos de Policiamento da Capital, de Trânsito, de Choque e do Corpo de Bombeiros.
Os atos são ainda monitorados por meio de câmeras fixas, móveis, câmeras instaladas em motocicletas e as chamadas bodycams, instaladas nas fardas dos policiais. As imagens serão acompanhadas em tempo real direto do Centro de Operações da PM.
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, sob forte chuva, a concentração de apoiadores do governo ocorre no Parque Moinhos de Vento, o Parcão.
Em diversas rodovias gaúchas, há atos em apoio a Bolsonaro, com alguns registros de bloqueios no trânsito no interior do Estado.
O Sul