Acostumado a vencer obstáculos na vida, e derrotar adversários nos campos de futebol, Paulo Bueno foi diagnosticado com câncer no pulmão, o que fez ele parar por um período as atividades esportivas. Sábado (08), Paulinho se reencontrou com a bola e seus amigos.
Com a descoberta da doença, os jogos tiveram que ser interrompidos e deram lugar a um longo período de tratamento. Desta forma, o desportista precisou passar longe dos campos e deixar de fazer o que ele mais amava desde criança: jogar futebol.
Depois de quase quatro meses de luta, Paulo Bueno venceu a doença. Aos 64 anos, Paulinho, como é conhecido, descobriu o câncer num exame de rotina. Antes havia vencido a Covid-19. Depois do tratamento e alta médica, as disputas de futebol e corridas de rua retornaram.
Seu primeiro jogo após o tratamento de quimioterapia foi pela Copa Cinquentão, entre Grêmio Floresta e Associação Santos de Linha Turvo. Cercado por forte emoção e rodeado de amigos, a volta foi triunfal. Paulinho correu e mostrou a vontade de sempre, contagiando a todos.
Existem recomendações pra as pessoas que tiveram esta doença, de fazer até 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física, traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde.
Resta agora seguir as recomendações medicas do Dr. Edilson Walter Oncologista de Ijuí. Na última avaliação medica ele me disse: “Em todo meu tempo de médico, nunca vi um paciente meu se recuperar tão rápido, e fazer o que você está fazendo”, complementou.
Paulinho agradeceu aos amigos e também ao CMD e a Prefeitura Municipal de Três Passos que, ao organizar a Copa Cinquentão deram a ele a oportunidade de reencontrar os “Amigos da Bola”.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/BN0NbQqN69nDsuijpjE2Sp
Pive