Educação
Foto : Divulgação

O vereador, Ingomar Sandtner (PSDB), deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores de Três Passos, no dia 02 de março, de uma indicação de Projeto de Lei ao Poder Executivo.

A indicação sugere ao prefeito, Arlei Tomazoni, a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas municipais do Município de Três Passos.

Da Tribuna da Câmara, o vereador explicou que a indicação se deve ao alto índice de suicídio registrado no município de Três Passos nos últimos anos. “Fui buscar alguns dados para justificar esta indicação, muito importante no meu ponto de vista, pois temos acompanhado muitas pessoas tirando a vida em nosso município, e me deparei com números consideráveis”, argumenta.

O vereador considera que “esta prevenção não deve acontecer apenas em um mês específico, mas sim, durante todo o ano e nada melhor do que começar pelas crianças e adolescentes na escola”.

Para justificar a indicação, o vereador apresentou dados importantes sobre o suicídio, entre eles:

  • Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, desde 2018, Três Passos tem estado em 1º lugar, entre os 26 municípios de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com o maior número de mortes por suicídio.
  • No mundo, morrem por suicídio, anualmente, mais de 700 mil pessoas, sendo a 4ª maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade, estima a Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • A maioria das pessoas que tenta ou comete suicídio no Brasil é acometida por algum transtorno mental, sendo o mais comum a depressão, informa o Ministério da Saúde.
  • Em 2019, o Rio Grande do Sul apresentou a maior taxa de suicídio do Brasil com 13,34%, deste, 80% são homens. A maior incidência, no RS, de acordo com o estudo, é de pessoas da faixa etária entre 40 a 49 anos, e 50 a 59 anos, mostram dados da Secretaria da Saúde do Estado.

            Segundo Ingomar, implementar políticas públicas em âmbito municipal é a única forma de combater estes índices. Na indicação, o vereador sugeriu que entre as ações a serem desenvolvidas nas escolas, estejam a realização de palestras e debates, bem como a distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores.

A Indicação nº 07/2022 tem como autor o vereador Ingomar Sandtner, com o apoio dos vereadores Jair Locatelli, João Boll, Osvaldir Urnau e Daiana Bald.