Curiosidades
Foto: Kiane Berté/Oeste Mais

Um equipamento agrícola que hoje é relíquia para quem tem, uma verdadeira peça de museu e que traz muita recordação para a família Berté, do interior de Vargeão, no Oeste de Santa Catarina.

Adquirida por Fortunato Berté, hoje com 82 anos, em troca de um carro na época, a trilhadeira servia para a colheita de cereais como milho, soja e feijão, que eram introduzidos na propriedade e triturados neste sistema que realizava a separação da palha dos grãos.

O trabalho braçal era feito por todos os sete filhos do casal Clementina e Fortunato, que ajudavam na lavoura e, ao mesmo tempo, se divertiam com as brincadeiras.

A trilhadeira foi utilizada por eles durante mais de 30 anos, conforme os irmãos, e aposentada com a evolução da tecnologia. Até mesmo várias propostas de compra foram feitas, mas a família preferiu guarda-la para ter como recordação. 

Depois de tantos anos, os irmãos se reuniram mais uma vez para colocar a trilhadeira para funcionar e relembrar a época de criança e os momentos bons, apesar de sofridos, que viveram ao lado dos pais no interior.

A máquina estava guardava há muitos anos na propriedade da família Berté, na Linha Santa Catarina, e voltou a funcionar depois de todo esse tempo para reunir e estreitar os laços entre os irmãos, que sempre se visitam em encontros sagrados.

Usando todos um chapéu de palha, confeccionado pela própria Clementina Berté, eles refizeram todo o processo de antigamente, com direito a uma pausa para o lanche da tarde, com os produtos artesanais, feitos na mesma propriedade, assim como naquela época.

“Não pensava de acontecer isso aí. Fiquei bem faceira”, comenta Clementina, que foi pega de surpresa pelos filhos com o vídeo.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/JrnRt9zoVyP24hyVKT2jRA

Kiane Berté/Oeste Mais