Como já era esperado, os temporais não foram generalizados ao passo que a frente fria cruzou rapidamente o Rio Grande do Sul. Porém, alguns pontos registraram vento forte e granizo nessa segunda-feira (11/07). Vento esse que era o maior risco devido ao cenário de gradiente de pressão e temperatura do ar.
O sul gaúcho foi uma das regiões mais atingidas. Segundo o grupo CEEE Equatorial, 110 mil clientes estavam sem luz, especialmente nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Morro Redondo, Pedro Osório e Cerrito, logo após os fortes ventos.
Além do vento forte provocado pelo avanço da frente fria, o Jato de Baixos Níveis (JBN) também trouxe fortes rajadas pouco antes da virada do tempo. Em Vera Cruz, uma estação meteorológica particular reportou rajada de vento de 77,6 km/h.
Temperatura despencou
Muitos gaúchos notaram a queda brusca das temperaturas. Isso ocorre por conta do avanço do sistema frontal, que traz consigo o ar polar em sua retaguarda. Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Campo Bom, a temperatura despencou de 29,4°C às 21h de segunda-feira para 15,7°C à meia-noite desta terça-feira (12/07).
O risco de temporais cessou em todo o Rio Grande do Sul. O tempo vai abrir ao longo desta terça-feira em todo o Estado, mas a umidade ainda fará presença em grande parte do dia em cidades que ficam na divisa com Santa Catarina.
O dia mais frio da semana será na quarta-feira (13/07), já com tempo bom. As mínimas ficarão entre -2°C/0°C na Campanha, Serra do Sudeste e Serra Geral; na casa dos 5°C nas demais regiões; e 7°C no Litoral Norte.
Meteo RS