Saúde
Foto: Metrópoles

metabolismo é responsável por regular praticamente todas as funções importantes do corpo. Entre elas estão a circulação sanguínea, a temperatura corporal, a regulação hormonal e, até mesmo, a respiração. A alimentação tem um papel fundamental, podendo acelerar ou retardar as reações metabólicas.

Mais sobre o assunto

De acordo com o nutricionista Bruno Redondo, uma alimentação balanceada consegue garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo – exceto em pessoas que têm algum problema genético. Por outro lado, uma dieta pobre em variedade e qualidade, a falta de atividades físicas e o sono irregular retardam as taxas metabólicas e atrapalham o organismo.

“A alimentação pode influenciar diretamente na velocidade do metabolismo, ou seja, na quebra de gordura e na síntese de proteínas. Quando o metabolismo está lento, é comum que a pessoa ganhe peso. Isso ocorre por conta do consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos, falta de atividade física ou por fatores genéticos”, explica.

Alimentos que retardam o metabolismo

O especialista listou alguns alimentos que, quando ingeridos regularmente, estão associados à diminuição das funções metabólicas. Segundo Bruno Redondo, o consumo de comidas ultraprocessadas é o pior inimigo do metabolismo.

Veja a lista de alimentos que devem ser eliminados do cardápio para não prejudicar o metabolismo:

  1. Refrigerantes: consumo elevado de açúcar retarda o metabolismo por conta da síndrome cardiometábolica, que atrapalha as funções vitais do corpo;
  2. Salgadinhos industrializados: o alto teor de sódio e o baixo valor nutritivo do alimento retardam as funções metabólicas;
  3. Suco pronto: considerado inadequado por conta da grande quantidade de açúcar;
  4. Tempero em pó e macarrão instantâneo: possuem baixo valor nutritivo e alto teor de sódio;
  5. Sorvete: alto teor de gordura trans e açúcar;
  6. Achocolatado: devido à quantidade excessiva de açúcar.

Sintomas de um metabolismo lento

O metabolismo lento não provoca apenas aumento de peso. Segundo o especialista, outros sinais de que o corpo não está funcionando da maneira adequada são:

  • Fadiga, ou seja, muito cansaço durante o dia;
  • Pele seca;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas quebradiças.

Como acelerar o metabolismo?

O especialista indica alimentação balanceada, ingestão regular de água, aumento no nível de atividade física, deixar de fumar, ajustar as horas de sono e controlar o estresse.

Receba as nossas notícias no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso

Metrópoles