A Defesa Civil de Itapiranga em parceria com o Corpo de Bombeiros iniciou na manhã de terça-feira, 11, o monitoramento do nível do rio Uruguai.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e Coordenador da Defesa Civil, André Rauber, a decisão foi tomada levando em consideração o elevado volume de chuvas registrada em toda a região nesta segunda, 10, e terça-feira, 11. Conforme ele, a tendência é de elevação no volume de água do rio Uruguai.
O monitoramento também é em relação à vazão das barragens que impactam no rio Uruguai em Itapiranga. No momento, o nível do rio Uruguai está em 3,14 metros acima do normal. Em três horas, o nível subiu aproximadamente 10 centímetros.
VEJA TAMBÉM
Rauber cita que este trabalho é importante para uma previsão da evolução do cenário e a partir da situação estabelecer parâmetros. A travessia da Balsa entre Itapiranga e Barra do Guarita segue normal. Nas últimas 48 horas, foram registrados 72 milímetros de chuva em Itapiranga. Ao longo desta terça-feira, 11, a previsão é de chuva de forma ainda mais abrangente, persistente e volumosa. Na quarta-feira, 12, o tempo fica nublado, com chance de chuvas fracas, porém, na quinta-feira, 13, o tempo volta a ficar instável, com chance de temporais isolados e chuva novamente persistente na região.
Em 2022, Itapiranga já registrou três períodos de cheias. A última foi registrada em 22 de junho, 45 dias depois da segunda, quando o rio Uruguai atingiu a marca de 8,70 centímetros acima do nível normal.
ATUALIZAÇÃO: Nível do rio Uruguai às 11h00min do dia 12/10/2022 está em 10,06 apresentando elevação de 4 cm na última hora.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/I0eYhWj4T4B2SDRwvjXv3o
Rede Peperi