O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, com amplos períodos de céu claro no Oeste e no Sul gaúcho. Áreas mais ao Norte, perto de Santa Catarina, têm mais nuvens e chance de instabilidade. Na segunda metade do dia, aumenta muito a nebulosidade no Norte e no Nordeste gaúcho.
Os dados dos modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicam que uma massa de ar frio avança pela Argentina nesta quinta e deve ingressar no território gaúcho durante a sexta com queda de temperatura depois de uma quinta-feira que deve ter maior aquecimento no estado gaúcho.
Não se trata de uma massa de ar frio tão forte como a que ingressou no último domingo e foi responsável por provocar geada em algumas cidades, mínima abaixo de zero no Sul gaúcho e trouxe temperatura de apenas 7,5ºC na Grande Porto Alegre. A nova incursão de ar frio deve, além de ser mais fraca, não vir com muito ar seco.
Com isso, a queda da temperatura deverá ser mais sentida nas máximas que nas mínimas por conta da nebulosidade. A incursão de ar frio, ademais, tende a manter a instabilidade com chuva e temperatura baixa em estados como Santa Catarina e o Paraná, que sofrem com chuva excessiva e inundações nesta semana. Este padrão de mais frio e calor escasso deste mês é consequência de uma alta frequência de incursões de massas de ar frio desde o começo desta primavera, o que era antecipado pela MetSul Meteorologia.
A estação já teve início sob muito frio com uma intensa massa de ar polar atípica acompanhada de um ciclone extratropical na costa que foi responsável por uma histórica nevada com acumulação no Planalto Sul Catarinense nas primeiras horas da estação.
A chegada desta nova massa de ar frio vai prolongar até meados da segunda quinzena deste mês este padrão de temperatura abaixo a muito abaixo da média que vem se registrado em outubro. Na Grande Porto Alegre, estação com 38 anos de dados teve a menor temperatura média disparada para os primeiros dez dias do mês na série histórica em outubro até agora muito fora do normal. Embora a nova queda da temperatura, não deve ser tão acentuada quanto a observada entre o último domingo e a segunda-feira pela menor potência desta massa de ar frio. No Sul gaúcho, onde as mínimas ficaram entre 1ºC e 4ºC em muitas cidades na segunda, desta vez a tendência é de marcas de 6ºC a 9ºC, ainda assim muito abaixo do que é normal para a metade de outubro.
Nessa quinta-feira Crissiumal deverá ter temperatura entre os 12º e os 22ºC.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/I0eYhWj4T4B2SDRwvjXv3o
MetSul Meteorologia