Tempo
Foto: Douglas Diesel

Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva avança com vendavais até perto de 100 km/h no fim da tarde desta quarta-feira, 26, pelo Rio Grande do Sul. Na Região de Três Passos, árvores e galhos caíram sobre a pista na BR-468, próximo ao trevo de acesso à Bela Vista, mas não chegaram a interromper o trânsito.

Ainda segundo a MetSul, parte do Rio Grande do Sul teve o dia mais quente em meses. Municípios da Grande Porto Alegre, dos vales e da Serra anotaram as maiores máximas desde o outono com marcas perto ou acima dos 35ºC em algumas localidades em tarde muito quente, horas antes da chegada de uma frente fria.

Conforme a MetSul, o calor de hoje ocorre horas antes de uma frente fria que já começou a mudar o tempo no Rio Grande do Sul. O sistema frontal ingressou ainda durante a manhã pelo Oeste gaúcho com chuva e vento. Em Quaraí, no final da manhã, a estação meteorológica local registrou rajadas de vento de 89,2 km/h.

Ainda conforme a MetSul, com o avanço da frente fria, outras cidades gaúchas tiveram chuva e vento forte a intenso. As estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia e particulares acusaram rajadas de vento perto de 100 km/h em alguns pontos. Em Bagé, o vento causou queda de árvores e destelhamentos. Em Encruzilhada do Sul, além do vento forte teve ainda queda de granizo.

O que ainda diz a MetSul

Na noite de hoje e madrugada desta quinta, a frente atua mais no Centro, Noroeste, Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, o que inclui as Missões, Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí, Planalto, vales, Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e no Litoral Norte.

A quinta-feira começa com muitas nuvens e chuva em diferentes pontos da Metade Norte, não se descartando ainda temporais isolados nas primeiras horas do dia. Mais ao Norte gaúcho, perto de Santa Catarina, haverá instabilidade ainda entre a tarde e a noite

Uma frente fria com baixa pressão atmosférica, esta sim poderosa e com elevado risco de chuva volumosa e altíssima probabilidade de tempo bastante severo em muitos locais, chegará no começo da semana que vem, entre domingo e segunda, antes de massa de ar frio atipicamente intensa e incomum para novembro que marcará a próxima semana.

Receba as nossas notícias no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk