A massa de ar polar que derrubou temperaturas e causou um frio incomum nos primeiros dias de novembro no Rio Grande do Sul, com mínima de 2,3°C em Quaraí, deve seguir atuando sobre o Estado nos próximos dias. Segundo a Climatempo, o fenômeno continua com lento afastamento em direção ao mar, mantendo condições propícias para chuva nesta segunda (7) e na terça-feira (8) na porção leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre. O tempo abre a partir de quarta-feira (9), e as temperaturas máximas podem passar de 30°C em algumas regiões do Estado.
— Nós tivemos essa entrada de massa de ar polar muito anômala, muito fora de época. Então, essa massa de ar vai continuar exercendo influência nos próximos dias, e somente na quarta-feira é que a gente vai ter alguma elevação de temperatura mais significativa, condizente com a época do ano — afirma o meteorologista Paulo Matsuo, da Climatempo.
Em Porto Alegre, a segunda-feira deve ter temperatura mínima de 15°C e máxima de 23°C, com possibilidade de chuva à tarde. Na terça (8), a precipitação pode ocorrer no decorrer do dia, com mínima de 14°C e máxima de 24°C. Na quarta-feira (9), o tempo aberto permite o aumento da temperatura, que deve variar de 14°C e 26°C, condição que se mantém na quinta (mínima de 16°C, máxima de 29°C). Na sexta-feira, mínima de 19°C e máxima de 29°C, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.
— Para o fim de semana, a gente está prevendo temperatura máxima já acima de 30°C na região da Grande Porto Alegre, com pancadas de chuva também. É como se retornasse ao padrão normal esta época do ano, que é calor gerando nuvens carregadas e pancadas de chuva de tarde — explica o meteorologista.
No Oeste do Estado, o calor deve ser ainda mais intenso, com a máxima chegando próximo de 35°C na região de Uruguaiana, na sexta-feira (11).
Gaúcha ZH