O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliou em um ano o prazo para concluir o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que tinha vencimento previsto para 31 de dezembro, agora segue valendo até o último dia de 2023.
A medida beneficia todos os candidatos com o Renach em aberto desde 2019, muitos deles trancados na etapa da prova prática. No Rio Grande do Sul, essa fase do processo aglomerou mais de 112 mil pessoas em razão da demora média – de um a cinco meses de espera – para passar pelo exame de rua. A mudança, publicada no Diário Oficial da União, se aplica a todas as regiões do Brasil.PauseUnmuteCurrent Time 0:19/Duration 0:30Loaded: 100.00%Fullscreen
O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do RS (SindiCFC-RS), Vilnei Sessim, viajou a Brasília em outubro, acompanhado de dirigentes do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), para fazer essa solicitação.
Sessim relata que o RS é o único estado do país com esse volume de represamento, potencializado em razão da pandemia de coronavírus. Ele também alertou para o atraso de salários de examinadores com contrato emergencial. “São colaboradores exemplares e uma possível paralisação pode trazer prejuízos”, adverte.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/BC2EPoxtSbEIlzleby7yT3
Rádio Guaíba