Bichos
Cobra vira estátua para dar bote. – Foto: Reprodução/Internet

A cobra caninana é considerada uma das mais rápidas existentes no Brasil. Um vídeo mostra a estratégia da cobra para atacar. O flagra foi compartilhado no canal no Youtube “Olhar Natureza” e chama a atenção pela atitude da cobra.

No vídeo é possível ver o encontro com uma caninana (Spilotes Pullatus). Nas imagens ela mostra que além de ágil na terra, nas árvores e na água, ela também consegue se “transformar em estátua”. A atitude é um sinal de alerta para se defender de um predador.

O formato em “s” da cobra se mantém fora do chão em posição de ataque e de maneira totalmente imóvel por alguns minutos. O único movimento perceptível é a cobra caninana infla o corpo para parecer ainda maior e assustar seu predador.

Características

A cobra é agressiva, mas não tem peçonha e não apresenta perigo aos humanos, afinal, sua mordida não causa envenenamento.  A caninana pode chegar a 2,5 metros de comprimento e é ágil para fugir, mas pode assumir posição de ataque se movendo rapidamente com botes para afugentar a ameaça.

Elas se alimentam de ovos, pequenas aves, anfíbios, roedores de outras cobras menores. Assim como as parentes jiboias e sucuris, a caninana usa a constrição, ou seja, aperta as presas para que a circulação do oxigênio seja interrompida até a morte. Ela engole o alimento rapidamente e chega a comer animais vivos e até ovos inteiros.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/JYluchMp1Wf43mJY9aO3b3

ND Mais