O verão teve início há oito dias, em 21 de dezembro. E mesmo assim, o interior de São Joaquim, na Serra catarinense, amanheceu com temperaturas baixas e formação de geada nesta quinta-feira (29). A vegetação na localidade do Caminhos da Neve, a cerca de 3 quilômetros do centro do município, ficou coberta por uma fina camada de gelo (veja as imagens).
De acordo com dados da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, a temperatura mínima foi registrada em Urupema: 4,1ºC. A estação meteorológica da prefeitura de São Joaquim, descrita no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), marcou 5,2ºC. Ao longo do dia, as máximas podem chegar a 25ºC na região.
Apesar de parecer um fenômeno raro, a geada é comum nas áreas mais altas do estado e acontece durante todo o ano, inclusive no verão, segundo a Central de meteorologia da NSC.
Em Urubici, na mesma região, os termômetros marcaram 5,16ºC. Em Bom Jardim da Serra, também na Serra, a mínima foi 10,6ºC.
São Joaquim tem 24.812 habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia é baseada na produção de maçãs, que depende da temperatura para reproduzir.
São Joaquim Online