Tempo
Ponte ferroviária no rio Uruguai, em Marcelino Ramos.

Os primeiros dias de 2023 terão pancadas de chuva forte e temperaturas um pouco mais baixas em relação ao que foi registrado na última semana de 2022. Na segunda-feira (2), uma frente fria traz temporais ao Estado. Com isso, as temperaturas devem cair no Rio Grande do Sul. O calorão, porém, voltará a ser registrado na metade da semana, quando o tempo seco volta a predominar e há previsão de uma onda de calor. 

Na segunda-feira, a chuva volta a se espalhar e ganha mais força por todo o Rio Grande do Sul. Desta maneira, deve chover a qualquer momento nas metades norte e leste do RS, desde Passo Fundo até Santa Maria, passando pela Região Metropolitana e Serra. Nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai, a chuva mais forte acontece na primeira metade do dia. 

A Climatempo alerta para risco de temporais em todas as regiões, com acumulados elevados, risco de alagamentos, queda de granizo, além de rajadas de vento que podem superar os 60km/h. 

Na terça-feira (3), a frente fria ainda exerce influência sobre a chuva, que passará a se concentrar na metade norte do Estado. A precipitação deve acontecer ao longo do dia, sendo mais intensa e com risco de granizo nas áreas que fazem divisa com Santa Catarina. O tempo estará firme na Campanha, parte da Fronteira Oeste, no Sul, no Litoral Sul e no Centro-Sul. Com o afastamento da instabilidade pelo Oeste, volta a esquentar mais nessa região, conforme a Climatempo.

Na metade da semana, o tempo volta a ficar firme, e a partir de quarta-feira (4), os termômetros sobem novamente, com uma massa de ar seco em quase todo o Estado. Contudo, chove ainda nas Missões, Norte, Serra e parte do Litoral Norte. A precipitação se dará por meio de pancadas isoladas, concentrando-se durante a madrugada, a manhã e parte da tarde. 

A quarta-feira registrará aumento do calor no RS, com as temperaturas mais elevadas sendo registradas nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Missões, onde a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%.

Próximos dias

De quinta-feira (5) a domingo (8), a tendência é de tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, por conta de uma massa de ar seca, com destaque para o calor pelo Estado. A chuva só deve voltar a cair em solo gaúcho em meados da segunda semana de janeiro, porém de maneira isolada.

A Climatempo alerta ainda para uma nova onda de calor no decorrer da primeira quinzena do mês, entre 3 e 14 de janeiro. Neste período, poderão ser novamente registradas temperaturas em torno dos 40°C na Fronteira Oeste.

Gaúcha ZH