País
Foto: PMDF/Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira – que já havia sido afastado do cargo por Ricardo Capelli, interventor federal na Segurança Pública do DF. As informações são da Folha de S.Paulo.

Vieira era o responsável pela PM no último domingo (8), quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes na capital federal.

O militar não está mais no comando da corporação. Ele foi exonerado na segunda-feira (9) pelo interventor nomeado para a Secretaria de Segurança Pública do DF após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretar intervenção federal no Estado e o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) pelo prazo de 90 dias, determinado por Moraes. 

A atuação das forças de segurança do DF durante os atos antidemocráticos foi alvo de críticas. Na segunda-feira, por exemplo, o presidente Lula afirmou que a Polícia Militar foi conivente com os golpistas.

— A polícia de Brasília negligenciou. A inteligência de Brasília negligenciou. É fácil vermos nas filmagens os policiais conversando com os agressores. Havia uma conivência explícita da polícia com os manifestantes. Por isso decidimos fazer uma intervenção — afirmou Lula após encontro com governadores.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/BMTnJNtsqa40Jxv58Jajvt

Gaúcha ZH