Economia
Foto: Reprodução

De janeiro a março, a Lojas Renner fechou 20 unidades no Brasil, 13 das quais da rede de produtos para casa Camicado, quatro da Renner e três da Youcom. No Rio Grande do Sul, berço da rede, foram apenas duas: uma Camicado em Novo Hamburgo e uma Youcom em Porto Alegre.

A decisão, segundo a companhia, veio como forma de buscar maior eficiência, aumento de vendas por m² e redução de custos.

“Passado o período da pandemia, que impactou o fluxo e custos de algumas localidades, a Companhia retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas”, informou a companhia em relatório.

Para a Camicado — marca que teve o maior número de lojas fechadas no período — a Lojas Renner informou que o segmento de Casa e Decoração “seguiu enfrentando um cenário desafiador, intensificado por um ambiente macro mais difícil, caracterizado por inflação e endividamento das famílias em níveis elevados”.

“Especificamente no segmento de Home & Decor, a maior participação das vendas através do digital também é fator na avaliação de rentabilidade das unidades”, completou a companhia em relatório.

Apesar do fechamento das unidades nos primeiros três meses do ano, a Renner destacou que prevê a inauguração de novas lojas ao longo do ano. “A companhia tem prevista a inauguração de cerca de 15 a 20 lojas Renner, sendo 75% em novas praças, de 10 a 15 Youcom e 5 [unidades da] Ashua”, informou.

A companhia reportou um lucro de R$ 46,8 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma queda de 75,6% em comparação ao mesmo período de 2022.

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G1