O ciclone extratropical que causa transtorno em cidades do Rio Grande do Sul desde a noite de quinta-feira (15) deve se manter sobre o estado nesta sexta (16), causando ainda mais chuva e rajadas de vento nas regiões Central, Norte e Leste do RS e no Centro-Sudeste de Santa Catarina, principalmente na primeira metade do dia.
De acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, originando uma nova frente fria, que resultará em chuvas intensas e volumosas e rajadas de vento forte em todo o RS e SC.
Os volumes de chuva podem ultrapassar 150 mm, o que causa risco de inundações e deslizamentos de terra, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre e nas serras e nos litorais do RS e de SC. As rajadas de vento podem atingir 100km/h nos dois estados, principalmente nas regiões Central e Leste, onde a circulação do ciclone extratropical é mais intensa.
Fim de semana
No sábado (17), a Climatempo indica que o tempo deve ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul. No Nordeste, no Litoral e em alguns pontos da Serra, no entanto, ainda deve chover durante o dia, mas de forma menos intensa do que nos dias anteriores. Nas mesmas áreas, também deve haver vento com cerca de 60 km/h de velocidade.
Na maior parte do estado, o tempo deve se manter firme, sem chuva forte, mas com nebulosidade, principalmente na manhã e na tarde.
Já no domingo (18), uma massa de ar de origem polar, que é fria e seca, deve avançar pelo estado, causando geada ampla no RS, e também sobre Santa Catarina e o sul do Paraná. O dia deve ter tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, com geada da Campanha à Serra e ao Norte do estado, sempre com temperaturas baixas. Em algumas cidades, os termômetros devem ficar abaixo dos 4°C no início do dia.
A chuva pode voltar a algumas cidades na segunda-feira (19), principalmente na metade sul do RS a partir do meio-dia. A chuva nas regiões Leste e Norte deve ocorrer entre segunda e quarta-feira (22).
A Climatempo ainda indica que entre os dias 25 e 29 de junho pode haver mais temporais no Rio Grande do Sul, com possibilidade de acumulados elevados, causados por mais duas frentes frias que passam pelo sul do país.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/BN0NbQqN69nDsuijpjE2Sp
G1 RS