Tempo
Foto: Milena Velho Amaral/Arquivo Pessoal

O ciclone extratropical que deixou 14 mortos e um ainda está desaparecido no Rio Grande do Sul não está mais sobre o estado e não tem mais capacidade de causar temporais e ventanias como as dos últimos quatro dias. No entanto, outros fenômenos climáticos devem causar chuva no RS a partir desta segunda-feira (19).

De acordo com a Climatempo Meteorologia, as regiões da Campanha e do Litoral Sul devem ter chuva nesta segunda, mas em baixa quantidade e sem o potencial destrutivo dos últimos dias. Na terça (20), a chuva se espalha pelas regiões Central, Oeste e Leste, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana – como no dia anterior, os acumulados não devem ser altos.

“O ciclone extratropical já está bem afastado, em alto mar, distante da costa do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, há possibilidade de chuva nas áreas mais próximas da fronteira, mas é pouca chuva. Não tem nenhuma relação com o ciclone”, explica Fabiana Victória, meteorologista da Climatempo.

Inverno

A partir de quarta-feira (21), quando começa o inverno, uma nova área de baixa pressão deve se formar na costa gaúcha. Áreas de baixa pressão são fenômenos relacionados a ciclones extratropicais, como o que passou pelo RS nos últimos dias.

A meteorologista explica que não é provável que um novo ciclone extratropical se forme com a mesma intensidade do que passou pelo estado, mas ainda é necessário manter atenção para chuvas fortes.

“Há risco de temporais. Não é uma situação tão crítica como foi a recente passagem do ciclone, mas, de qualquer forma, o Rio Grande do Sul fica em atenção e alerta para risco de chuva forte, principalmente no Norte do estado, na região de Passo Fundo”, explica Victória.

Previsão do tempo

A semana começa gelada no Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de geada nas regiões Central e Norte, e o tempo é firme ao longo da manhã e da tarde em todas as regiões, mas, a partir do período noturno, há retorno da chuva na Campanha Gaúcha, Uruguaiana e Litoral Sul. Não há previsão de acumulados altos.

Terça-feira (20) – Na terça-feira, a chuva se espalha pelas regiões Central, Oeste e Leste, incluindo a Grande Porto Alegre, mas ocorre de forma isolada, favorecendo períodos de melhoria e baixos acumulados. O tempo firme predomina na faixa norte gaúcha e as temperaturas seguem baixas, mas sem previsão de geada até o momento.

Quarta-feira (21) – O inverno começa nesta quarta-feira. O primeiro dia da nova estação já traz virada no tempo para o Rio Grande do Sul: uma nova baixa pressão, que se forma na costa gaúcha, combinada com um fluxo intenso de umidade, se espalha por todo o estado. Há previsão de altos acumulados e chuva volumosa, com destaque para o Norte e Oeste gaúcho. Os municípios fragilizados devem ficar em atenção.

Próximos dias – A Região da Serra segue mais instável na quinta-feira, mas o volume de chuva perde intensidade. Mesmo assim, a situação é de atenção e alerta entre Bom Jesus, Vacaria e o Litoral Norte. De manhã, chuva isolada na Fronteira Oeste e, à tarde, mais aberturas de sol e tempo firme. Chove fraco no extremo sul do estado. Região de Porto Alegre com muitas nuvens, chuva fraca e moderada ao longo do dia.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/BN0NbQqN69nDsuijpjE2Sp

G1 RS