A importância, as potencialidades, e as diversas ações desenvolvidas para incentivar o setor, estiveram em evidência no I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Três Passos que ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro no Parque da FEICAP, com a participação de aproximadamente 450 pessoas nos dois dias. Entre palestrantes de renome nacional, apicultores, meliponicultores, expositores, técnicos, pesquisadores e lideranças do segmento, de diversas regiões do Rio Grande do Sul e de outros estados, o seminário trouxe aos participantes, conhecimento técnico, inovação, integração e troca de experiências. O evento, inédito na Região Celeiro, contou com a Mostra de Equipamentos e Produtos para Apicultura e Meliponicultura com expositores de diversos municípios.
A maior concentração de colmeias está no sul do Brasil com 49,9% do total brasileiro. O Rio Grande do Sul lidera com 486 mil colmeias, sendo também o maior produtor com 9,2 mil toneladas, seguido do Paraná com 8,4 mil toneladas. (IBGE 2021). Apesar da expressiva participação do nosso estado na criação de abelhas e na produção de mel, a região Celeiro do estado ainda não expressa essa importância. Buscando estimular essa importante atividade, o município de Três Passos está desenvolvendo diversas ações e iniciativas no ano de 2023. Para o Prefeito Municipal Arlei Tomazoni, a atual administração está empenhada em valorizar as atividades agropecuárias, aumentando os recursos investidos e diversificando a matriz produtiva. Neste sentido a Apicultura e a Meliponicultura são atividades que vamos incentivar através da criação do Programa Municipal de Incentivo. Atualmente a produção de mel no município de Três Passos está estimada em 10 toneladas por ano, sendo aproximadamente 50 apicultores e 70 Meliponicultores.
Para a Secretaria de Agricultura de Três Passos é fundamental mostrar as diversas potencialidades que o setor possui, sendo para isso criado o programa municipal que prevê além de incentivo financeiro, ações de capacitação, treinamentos, regularização dos criadores e das atividades, agro industrialização e a organização da cadeia produtiva. Ações essas que demonstram a atuação dinâmica do poder público municipal no estímulo a essa importante atividade. Todas essas atividades estão sendo realizadas em parceria com a Associação de Apicultores e Meliponicultores da Região Celeiro – APICELEIRO, com sede em Três Passos, com o apoio da Emater/Ascar.
Homenagem:
Um momento bastante marcante do evento foi a homenagem aos pioneiros da Apiceleiro, que neste ano completou 40 anos de existência, sendo entregue um certificado para os sócios fundadores da associação.
Confira o nome dos homenageados:
1) WALTER ARNALDO SCHMIDT
2) BERNARDO THIESEN
3) FRANCISCO BUCHNER – “IN MEMORIAN”
4) MAX ERNO DOkCHORN “IN MEMORIAN”
5) ABÍLIO GERMANO WALDOW “IN MEMORIAN”
6) ERNY BAUM “IN MEMORIAN”
7) JOÃO PEDRO WEILER
8) ABÍLIO STEINER
9) ELÓI PEDRO SCHERER
10) ROSAURO SPERANDIO “IN MEMORIAN”
11) SEBASTIÃO TURRA “IN MEMORIAN”
12) AURY CONCEIÇÃO MACEDO “IN MEMORIAN”
13) ARNO BRUST “IN MEMORIAN”
14) HILÁRIO SCHIRMBECK “IN MEMORIAN”
15) ADIR TOMM
16) MAURO SCHMIDTKE
17) ELIZABETE DOCKHORN GRÜNSPAN
18) CLEMENTE MENEGAT
19) CARLINHOS TORNQUIST
20) LAURI GILMAR EBBING
21) LAURI HELLER
22) ELEMAR MANTAY “IN MEMORIAN”
23) RENATO JOSÉ OPPERMANN “IN MEMORIAN”
24) RICIERI ELÉGUIDA “IN MEMORIAN”
Assessoria de Comunicação