A Administração Municipal de Três Passos está mobilizada reunindo as forças locais e realizando levantamento sobre a situação no município de Três Passos com relação às intempéries climáticas registradas nos últimos dias, registrando um acumulado de chuvas próximo a 586 mm.
O interior está muito castigado pois o alto volume de chuvas, ocasiona enxurradas que comprometem estradas, destruindo pontes e plantações, causando deslizamentos e obstrução de vias. Aulas estão suspensas no interior.
Na área urbana a situação também está crítica, além dos altos índices pluviométricos que acabam por entupir bueiros causando alagamentos, a falta de abastecimento de água é o principal problema no momento, provocando graves consequências a hotéis, asilos, creches, escolas, empresas, além de residências dos munícipes que estão desabastecidas.
Neste dia 19 de outubro, a casa de captação de água da Corsan foi levada pela enxurrada, agravando o problema. Neste sentido, a Administração Municipal cobra providências para que seja restabelecida a situação.
Após a conclusão do levantamento dos prejuízos e de uma análise aprofundada, o município poderá decretar nos próximos dias, Situação de Emergência com o intuito de garantir auxílio financeiro Estadual e Nacional.
*Setor Agropecuário*
– A situação está crítica para o setor agropecuário, que registra perda de 50% na cultura do trigo. Já o milho ainda é difícil de estimar as perdas ainda, exceto daquelas acometidas pelo acamamento da cultura em função dos fortes ventos.
– Podem ser contabilizadas perdas na atividade leiteira em função da falta de fornecimento de energia elétrica para a realização das ordenhas e resfriamento do leite, além do problema de escoamento do produto, em decorrência dos danos ocorridos em pontes existentes no município.
*Setor Infraestrutura Rural*
– Ainda, na área rural, devido ao grande volume de chuvas registrado nesta segunda, terça e quarta-feira, equipes das Secretarias Municipais de Transportes, de Agricultura e de Obras estão trabalhando ininterruptamente para desobstrução de estradas, em razão da queda de árvores e galhos.
– Além da grande enxurrada que inundou muitas vias, foi constatado deslizamento de terra e pedras, e pontes ficaram submersas e comprometidas nas localidades de Barra do Erval Novo, Barra do Santo Antônio, Linha Católica, Lajeado Três Passos e Barra da Romana, Linha Navegantes, Lajeado Molina.
– Vários desses locais estão com faixas e placas indicando “Perigo” ou “Interditado”, para não ocasionar acidentes graves.
– Localidades como Feijão Miúdo, Barra do Feijão Miúdo, Linha Turvo, Alto Diamantino e Floresta estavam sem luz desde segunda-feira, 16 de outubro, sendo restabelecidas, faltando apenas a comunidade de Alto Diamantino.
*Setor Educacional*
– No setor educacional, ocorreram destelhamentos em prédios públicos. Danos foram registrados nas escolas do campo Wally Elisa Hartmann de Alto Erval Novo, José de Anchieta de Bela Vista, Guia Lopes da Floresta e Dom João Becker na localidade de Santo Antônio. Nestas escolas as aulas foram suspensas em razão do transporte escolar que não tem como ser realizado por causa da situação das estradas.
– Também houve prejuízos pontuais nas escolas Dona Wanda no Bairro Sulserra, e Marlene Leonhardt no Bairro Santa Inês.
– Alunos da cidade ainda estão tendo aulas, mas se não voltar a água, as aulas serão suspensas em todas as EMEF’s, no entanto, todas as escolas estão sem água. A Prefeitura está levando água com o caminhão pipa e realizando a distribuição de caixas de água para as EMEIS.
*Setor da Saúde*
– Na área da saúde foram registrados problemas com destelhamentos parciais nos prédios do CAPS, ESF Centro e da Secretaria de Saúde, locais que estão com lona.
– No CAPS os atendimentos dos grupos estão suspensos, hoje e amanhã, atendendo apenas demandas a de urgência.
– Entretanto, as unidades de saúde estão atendendo somente urgência e emergência, hoje e amanhã, e os atendimentos odontológicos estão suspensos. Isso se dá, devido à falta de água para higienizar os equipamentos e locais de prestação de serviço.
– Os telefones dos postos de saúde sofreram interrupção no fornecimento e o trabalho de restabelecimento acontece gradativamente.
*Setor Infraestrutura Urbana*
– Vários lugares tiveram registro de granizo que causou danos nos telhados em pontos específicos dos bairros Padre Gonzáles, Weber e Ildo Meneghetti. Perante a situação, a Administração Municipal através da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar distribuíram lonas aos moradores.
– Diversas árvores caíram em vários bairros, e galhos ficaram espalhados nas vias públicas.
– No Centro Administrativo, o serviço de internet não operou na terça-feira, e, sendo assim ocorreu a suspensão de alguns serviços que dependiam do sistema, agora, já normalizado.
– Munícipes que necessitam de auxílio, podem acionar o Corpo de Bombeiros Militar no telefone 193, SAMU fone 192, Brigada Militar 190.
Seja o primeiro a ficar informado!
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
Assessoria de Comunicação