
A tendência é de o fenômeno El Niño seguir influenciando o clima nos próximos meses com mais extremos pelo Brasil. Ao menos até o começo ou o meio do outono de 2024 são esperadas condições de fase quente do Oceano Pacífico Equatorial. De acordo com a maioria dos modelos de clima, o pico de intensidade do El Niño se daria entre novembro e dezembro.
Com isso, novos extremos de chuva e seca devem ser esperados no Brasil. Chuva com volumes muito acima da média está no prognóstico climático da MetSul Meteorologia para os próximos meses ainda no Sul do país e acumulados acima do normal são previstos para as próximas semanas em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, sobretudo no Mato Grosso do Sul e São Paulo.
No Norte, a chuva deve seguir abaixo da média, embora a chegada do inverno amazônico traga um aumento da precipitação. A situação tende a se deteriorar em parte da Região Nordeste com seca que tende a se agravar principalmente em áreas mais ao Norte da região com piora maior esperada para os primeiros meses de 2024.
Assim, o restante desta primavera e todo o verão de 2024 ainda terão a presença do El Niño pelas projeção da agência de clima norte-americana. A transição para uma fase de neutralidade, com o fim do episódio de El Niño de 2023/2024, somente se daria durante o outono do próximo ano, mais possivelmente entre meados de abril e maio.
Seja o primeiro a ficar informado!
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
MetSul Meteorologia