A MetSul Meteorologia reitera que estas ocorrências de chuva localmente forte e de temporais são pontuais e localizadas, portanto, sem caráter generalizado. Assim, haverá cidades em que sequer deve chover e em outras a chuva deve cair sem extremos ou tempestade.
O cenário de instabilidade se repete amanhã, quarta-feira e na quinta-feira, dias que terão ainda alto risco de chuva localmente forte a intensa e de temporais isolados. Na quinta, uma frente fria deve intensificar a instabilidade com risco maior de chuva forte ou temporal em Porto Alegre e diversas outras cidades gaúchas.
Reforçamos o alerta sobre chuva volumosa a excessiva entre o Centro e o Oeste do Rio Grande do Sul. Modelos numéricos seguem indicando chuva excessiva em parte do estado gaúcho. Os acumulados indicados pelo WRF, o modelo de alta resolução da MetSul, atingem em apenas 72 horas de 100 mm a 200 mm em diferentes pontos do Centro para o Oeste gaúcho com marcas em alguns locais de 200 mm a 300 mm.
São volumes excepcionalmente altos para apenas dois a três dias, suficiente para provocar alagamentos e inundações, além da elevação de rios e córregos, assim que localidades do Oeste e do Centro do estado, em particular, têm alto risco de chuva com volumes muito altos até quinta-feira. Pontos isolados de outras regiões do território gaúcho também podem anotar volumes localmente elevados com registros perto ou acima de 100 mm até o final desta semanal, mas de forma muito mais localizada por temporais localizados e na passagem da frente fria na quinta.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg