Saúde
 (Fotos: Banco de imagens)

O Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo, com uma média de cerca de 70 litros por pessoa anualmente. Se você gosta de tomar uma cerveja, especialmente durante o verão, pode parecer que as altas temperaturas pedem por uma cerveja gelada. Mas você sabia que o que consumo de álcool pode aumentar a suscetibilidade a doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika, chikungunya e malária?

Estudos conduzidos no Japão e em Burquina Faso, revelaram uma ligação entre o consumo de cerveja e a atração de mosquitos. O professor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC, destaca em entrevista à BBC que a ingestão de cerveja pode resultar em um aumento significativo da atração desses insetos devido à dispersão do álcool pelo organismo e o seu efeito sobre o suor.

Por que beber cerveja pode atrair mosquitos?

As pesquisas evidenciaram que a cerveja não apenas atrai mais mosquitos, mas também estimula seu voo em direção ao indivíduo que consumiu a bebida. O que acontece é que o álcool e os compostos químicos exalados pela pele e pela respiração humana contribuem para essa atração, como o gás carbônico e o ácido láctico, presentes no suor. Essa combinação de fatores torna as pessoas mais vulneráveis a picadas de mosquitos, aumentando assim o risco de contrair doenças transmitidas por esses insetos.

O que fazer para evitar picadas de mosquitos?

Medidas simples de proteção, como evitar áreas de alta infestação de mosquitos, usar repelentes e vestir roupas claras, devem ser adotadas por todos, especialmente por gestantes e pessoas que consumiram álcool. Essas precauções são essenciais para reduzir o risco de infecções por doenças transmitidas por mosquitos, ressaltando a importância da conscientização e da pesquisa contínua nessa área.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG

NSC Total