Polícia
Caso foi no Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen. Foto: Hospital Divina Providência / Divulgação

Um bebê prematuro morreu enquanto esperava por leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal na madrugada de sábado (6) em Frederico Westphalen, no norte gaúcho. A mãe e o recém-nascido estavam no Hospital Divina Providência e esperaram cerca de nove horas pelo encaminhamento, o que não aconteceu. 

Anthony de Lima Almeida nasceu às 16h24min de 6 de abril, com 32 semanas de gestação. Por causa de complicações, ele precisava de um leito em UTI neonatal e transferência para outra cidade, uma vez que Frederico Westphalen não oferece esse atendimento. A criança morreu no começo da madrugada antes de conseguir vaga nos hospitais da região. 

O pai do bebê registrou a demora em um boletim de ocorrência remetido à Policia Civil, que instaurou um inquérito de urgência para investigar o caso. A mãe, de 22 anos, continua internada em Frederico Westphalen em estado estável. 

Questionado, o Hospital Divina Providência informou que solicitou o leito de UTI neonatal junto ao sistema Gerint (Gerenciamento de Internações Hospitalares do RS) assim que a equipe médica analisou as condições de saúde do recém-nascido. 

O protocolo da solicitação, cedido à reportagem, mostra que há registro de possibilidade de leito reserva em dois hospitais de Passo Fundo. Em seguida, consta no documento que o médico responsável ligou para as duas instituições por volta das 22h. Ambos responderam que não havia vagas por causa da superlotação. Na sequência, há o registro da morte do recém-nascido às 0h18min. 

A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Hospitais-referência estão a 150km de distância

O sistema da SES aponta que Frederico Westphalen tem os hospitais de Passo Fundo e Erechim como referência para atendimentos de UTI neonatal. São mais de 190 quilômetros até Passo Fundo e pelo menos 148km até Erechim, viagens que levam em média duas horas. 

A 81km de Frederico Westphalen fica Três Passos, que registrou duas mortes de bebês que esperavam por UTI neonatal em menos de 20 dias no mês de janeiro e também tem Passo Fundo e Erechim como referência para o envio de bebês que demandam atendimento intensivo neonatal. Nesse caso, a distância entre Três Passos e Passo Fundo é de 230km, uma viagem de cerca de três horas. 

A distância e falta de unidades de UTI neonatal em regiões do RS fazem com que entidades, como a Associação Pró-UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul e o Sindicado Médico do RS (Simers), alertem sobre a necessidade em abrir esses leitos nos hospitais gaúchos. 

Conforme o Simers, 130 cidades estão sem pediatras e mais de 30 maternidades foram fechadas nos últimos cinco anos no estado. De 2019 para cá, a redução nas vagas em UTIs neonatais foi de 16%.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/C8q0abPY2732tGJDyzjGGk

Gaúcha ZH