Educação

No Colégio Ipiranga, a Iniciação Científica se apresenta como um portal para o universo da pesquisa, desafiando os estudantes do Ensino Fundamental e Médio a embarcarem em uma jornada de descobertas e aprendizado e a desvendar os segredos da ciência, da tecnologia e da inovação.

Ao participar de um projeto de Iniciação Científica, os alunos se engajam em pesquisas ao lado de professores orientadores, aprofundando-se em áreas do conhecimento que despertam sua curiosidade. Seja desvendando os mistérios da natureza, investigando os meandros da tecnologia ou explorando as nuances da sociedade, cada projeto oferece uma oportunidade única de se conectar com o saber científico.

Nesta primeira etapa, a partir do tema geral “Ciências, Sociedade e Ambiente” e de vários subtemas sugeridos pela Comissão Organizadora, os grupos deverão elaborar um Projeto de Pesquisa que identifique e delimite o tema, formule um problema a ser investigado e o que se quer atingir com o desenvolvimento da pesquisa.

A data da entrega do projeto é 30 de abril. Na sequência, haverá mais duas etapas: uma em julho, quando todos os grupos apresentarão o assunto em sala de aula e o Ensino Médio produzirá de um pôster em agosto, e a última no final de setembro. Na ocasião, os grupos do Ensino Fundamental entregarão um vídeo produzido sobre o assunto pesquisado e os do Ensino Médio um artigo científico. 

Os critérios de avaliação, que fará parte da nota do trimestre, serão a criatividade, clareza, envolvimento do grupo na apresentação, formato, profundidade e inovação. 

Para a coordenação pedagógica da escola, a Iniciação Científica serve como um trampolim para o futuro acadêmico e profissional dos alunos. Essa experiência os prepara para os desafios da graduação, da pesquisa e da vida profissional, impulsionando-os a se tornarem cidadãos críticos, inovadores e engajados na construção de um futuro melhor.