Após ser mordido por um carrapato e contrair febre hemorrágica da Crimeia-Congo (CCHF), uma doença mortal muito parecida ao Ebola, um homem de 74 anos morreu na Espanha.
O homem foi mordido pelo animal no dia 19 de julho perto de sua casa de fim de semana em Buenasbodas, Toledo, a cerca de 160 km de Madrid.
Ele foi levado às pressas ao Hospital Universitário Rey Juan Carlos, em Mostoles, e inicialmente, sua condição era estável, mas acabou piorando e veio a falecer neste sábado (27).
Doença mortal é similar ao Ebola
Segundo dados, o caso é o segundo registrado na Espanha este ano e a primeira morte desde 202o. A doença, CCHF, é transmitida por carrapatos e pode causar sintomas como febre, dores musculares, vômitos, sangramentos e, em casos graves, hemorragias nos olhos.
Doença mortal é transmitida por carrapatos – Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí/ND
Com uma taxa de mortalidade de 40%, a OMS (Organização Mundial da Saúde) lista a CCHF como um dos nove patógenos mais propensos a desencadear uma pandemia.
A doença é endêmica em regiões quentes como África, Balcãs, Oriente Médio e Ásia, mas cientistas temem que o aquecimento global esteja expandindo seu alcance para países como Reino Unido e França.
Outras doenças transmitidas por mosquitos também trazem preocupações aos cientistas – Foto: Fiocruz/Divulgação
Além da CCHF, mosquitos portadores de doenças como febre do Vale do Rift, dengue, chikungunya e zika foram encontrados em 26 países europeus, aumentando a preocupação com doenças emergentes na região.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/JYluchMp1Wf43mJY9aO3b3
ND Mais