Tempo
Foto: Arquivo Três Passos News

Uma forte onda de calor começa a se instalar no Brasil depois da onda de frio que trouxe temperatura muito baixa, geada e neve em estados do Centro-Sul do país entre o final da semana passada e o começo desta semana. O episódio quente será responsável por temperaturas perto e acima de 40ºC em vários estados nos próximos dias com calorão de Norte a Sul do Brasil.

Será uma onda de calor significativa para o mês de agosto com temperatura elevada em uma extensa área do território brasileiro e marcas muito acima da média climatológica desta época do ano em diversas regiões do país.

Região Sul não escapa do calor

A influência da bolha de calor vai se estender ao Sul do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC nos três estados da região. O calor será maior em Santa Catarina e no Paraná com maior número de cidades com alta temperatura. As máximas mais elevadas se darão no Oeste, Noroeste e o Norte do Paraná com valores acima de 35ºC e de até 37ºC a 39ºC em algumas localidades.

Rio Grande do Sul será um caso à parte. Prevê-se instabilidade a partir deste fim de semana e que vai persistir na semana que vem em várias regiões gaúchas pela formação de uma frente quente e a atuação de áreas de baixa pressão. Isso fará com que não haja uma sequência de dias muito quentes, por exemplo, na Metade Sul gaúcha.

METSUL

Onde se espera calor no território gaúcho é na Metade Norte, principalmente em locais do Noroeste e do Norte gaúcho. No Noroeste do estado, as máximas na primeira metade da semana podem atingir marcas tão altas quanto 32ºC a 35ºC. Até cidades de maior altitude do Planalto e da Serra devem ter calor de 30ºC no começo da semana que vem.

Porto Alegre vai estar na faixa de transição de instabilidade entre o ar quente ao Norte e o tempo mais chuvoso ao Sul, assim que um dia ou outro podem ter calor acima de 30ºC, mas não se projeta uma sequência de vários dias de temperatura elevada. Há alguns dados apontando muito calor para a capital gaúcha no dia 21, mas como a cidade estará no limite da instabilidade somente no curto prazo para se ter indicativo mais preciso.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/FgbjSTIljFc3kF3Od5lWfx

METSUL