A empresa X, de Elon Musk, está encerrando suas atividades no Brasil, embora continue oferecendo o serviço no país, conforme nota na rede social.
A decisão é o mais recente desdobramento no embate entre o homem mais rico do mundo e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que lidera o combate à disseminação de fake news e ao discurso de ódio na principal economia da América Latina.
“Moraes ameaçou prender nosso representante legal no Brasil se não obedecêssemos às suas ordens de censura”, declarou o departamento de Assuntos Governamentais Globais da X em uma publicação online. “Isso foi feito através de uma ordem sigilosa, que estamos divulgando aqui para denunciar suas ações.”
A Suprema Corte Federal do Brasil não quis comentar o caso. Em resposta a perguntas da Bloomberg, a X utilizou uma resposta automática. Musk descreveu a decisão de fechar o escritório como “difícil”, em uma postagem separada.
O tamanho da operação do X no Brasil não foi especificado. A plataforma possuía cerca de 20 milhões de usuários ativos no país até o primeiro trimestre, conforme dados da Sensor Tower, representando uma redução de cerca de 15% em relação ao ano anterior.
O Supremo Tribunal Federal do Brasil já ordenou a suspensão de contas de mídias sociais de usuários notáveis, exigiu a remoção de conteúdos e alertou sobre o fechamento temporário de plataformas inteiras. Musk, por sua vez, ameaçou ignorar as ordens do tribunal, o que resultou na abertura de uma investigação sobre ele.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/FgbjSTIljFc3kF3Od5lWfx
DCM