Polícia
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

No último domingo, 22, durante uma etapa de vôlei misto do Circuito Sesc no Parque de Exposições de Palmeira das Missões, Tainá Fick Noshang, de 21 anos, e seu namorado, Eduardo Rubin Prestes, foram surpreendidos por um disparo de arma de fogo enquanto caminhavam perto do lago do parque. Tainá foi atingida e precisou ser hospitalizada. Segundo informações recebidas pela Tribuna da Produção, o disparo teria partido da segurança do parque, embora a polícia ainda não tenha confirmado oficialmente a identidade do responsável.

A Polícia Civil foi informada por meio do registro policial n° 2990/2024/151601 e iniciou diligências preliminares imediatamente. Os investigados se apresentaram à Autoridade Policial, foram interrogados e entregaram o armamento. As investigações, que apontam para disparo negligente durante o manuseio da arma de fogo, ainda estão em andamento, incluindo perícias e oitivas. O caso está próximo de ser encerrado pela Polícia Civil e mais informações serão divulgadas após o término do Inquérito Policial.

Nesta matéria, Eduardo Prestes compartilha detalhes do incidente, o estado de saúde de Tainá, os procedimentos legais em andamento e agradecimentos a todos que prestaram apoio, com o suporte de seu advogado, Dr. Tiago Baptistela. Confira a entrevista abaixo.

1. Como, de fato, ocorreu o incidente?

Estávamos em Palmeira das Missões, no ginásio de esportes do Parque de Exposições, para a etapa de vôlei misto do Circuito Sesc. Após jogarmos nosso segundo jogo e enquanto aguardávamos o próximo, decidimos sair do ginásio, pois estava muito quente. Como já havíamos participado de um torneio misto alguns meses atrás, sabíamos que havia um lago com alguns patos e peixes, e resolvemos ir lá sentar na sombra para pegar um vento.

Saímos do ginásio, subimos a rampa até a rua do parque e fomos andando para a direita. Andamos até o final dessa rua, onde se encontra a guarita da Guarda Municipal. Dobramos à esquerda em direção aos bancos em frente ao lago. Depois de alguns metros andando em direção aos bancos, ouvi um estampido. No mesmo instante, Tainá pôs a mão nas costas e disse que estava doendo muito. Quis acreditar que alguém teria soltado um rojão e uma pedra havia voado nela.

Quando ela retirou a mão do corpo, vi sangue e percebi que havia sido um tiro. Corri imediatamente para a guarita dos guardas, que ficava logo atrás de nós, e comecei a perguntar por que estavam atirando no parque e que minha namorada havia sido atingida. No momento, eles se fizeram de desentendidos e nem o barulho mencionaram.

Corri de volta para ela. Ela estava em pé, então pedi se podia caminhar e ela disse que não. Vi algumas pessoas que estavam passando por ali se aproximarem dela, preocupadas com o que havia acontecido. Saí correndo para o ginásio para pedir socorro à nossa amiga Laura, nossa colega de time, para pegar o carro e ir lá o quanto antes para levá-la ao hospital.

Quando chegamos onde Tainá estava, ela estava deitada no chão, mas ainda consciente. Então decidimos ligar para o SAMU para buscá-la e levá-la ao hospital. Tudo isso foi muito inacreditável; de tudo que pudesse acontecer, levar um tiro seria a última coisa que eu poderia imaginar, especialmente por estarmos caminhando em um parque do município, onde era para ser seguro e onde havia famílias e crianças brincando.

Participo do Jergs das etapas em Palmeira das Missões desde que tinha 14 anos. Sempre foram no ginásio do Parque de Exposições e também já participei de outros torneios de vôlei lá. Saber que aquele era para ser um local seguro para qualquer um, independentemente da situação, torna inadmissível o fato de ter ocorrido um incidente como este.

2. Qual é o estado de saúde da Tainá? Será necessária uma cirurgia? Ela ainda está hospitalizada? Se sim, em qual hospital?

O estado de saúde da Tainá está estável e melhorando a cada dia. Ela está hospitalizada em Santa Rosa, no Hospital Vida e Saúde. A bala está alojada no fígado e, segundo a equipe médica, no estado atual de evolução não é recomendada a cirurgia de remoção, pois a cirurgia ofereceria mais riscos a ela do que a lesão causada pela bala.

3. Quais são os procedimentos legais que serão adotados a partir de agora?

Eu (Eduardo), juntamente com meu advogado, Dr. Tiago Baptistela, estamos acompanhando o andamento das investigações realizadas pela Polícia Civil e fazendo os levantamentos necessários de provas e documentos para auxiliar na responsabilização criminal e civil. A Dra. Laurete Fick, que representa a Tainá e sua família, também está envolvida. No momento oportuno, será avaliado se será proposta a responsabilização de todas as partes responsáveis.

4. Qual é a expectativa em relação ao andamento do processo?

O que aconteceu não pode se repetir em um espaço público onde famílias circulam e eventos do município ocorrem. A bala que atingiu Tainá poderia ter matado ela, a mim ou qualquer outra pessoa no parque, inclusive uma criança, e hoje estaríamos lamentando a perda de uma vida. O ocorrido não afetou apenas Tainá, mas repercutiu em toda a sociedade de Palmeira das Missões. O caso não pode ficar impune; os responsáveis devem ser punidos e responsabilizados.

5. Agradecimentos e apoio do Sesc

Agradecemos a Alisson Gambin, organizador da etapa dos jogos em Palmeira das Missões, que ajudou no momento do acontecimento e assumiu o compromisso, junto com o Sesc, de nos dar todo o suporte possível, incluindo custos de hotel e outros gastos. Ele se preocupou com a saúde de Tainá, ajudou a trazer seus pais para Palmeira das Missões e deu todo o apoio necessário, mesmo não sendo responsabilidade dele ou do Sesc.

Agradecemos também ao diretor do Sesc, Adriano Couto, que se deslocou rapidamente de Carazinho em um domingo à tarde para lidar com a situação e nos oferecer todo o suporte necessário, desde me esperar no hospital após Tainá ser levada para a UTI até me pagar um lanche, levar-me para o hotel e, quando os pais dela chegaram, levá-los ao hospital, esperar por eles e trazê-los de volta ao hotel, mesmo tarde da noite. Mesmo depois da transferência de Tainá para outra cidade, garantiram que qualquer coisa que precisássemos, eles estariam disponíveis para ajudar. Lembro-me da frase que Alisson me disse quando me ligou perguntando sobre a transferência. “Não é porque ela foi transferida para outra cidade que vamos abandoná-la e abandonar vocês”.

Meus profundos e sinceros agradecimentos a essas duas pessoas que foram essenciais para que tudo tenha ocorrido bem até aqui.

Agradecimentos gerais

Também quero expressar meu profundo agradecimento a todas as pessoas que estavam no local do acontecimento e fizeram o possível para ajudar. Principalmente ao nosso time, que é muito mais que isso, somos uma família, e ajudaram o máximo que puderam, torcendo para a melhora de Tainá e oferecendo apoio e suporte a todo momento. Agradeço ainda às pessoas anônimas que estavam passando por lá e se preocuparam em prestar os primeiros socorros e chamar as autoridades competentes para socorrer Tainá.

Tudo isso foi de extrema importância para que ela esteja bem agora e continue se recuperando desse terrível acontecimento.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Palmeira das Missões para obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Foram feitos questionamentos sobre as medidas de segurança adotadas e a formação dos profissionais responsáveis pela vigilância no local. Em resposta, a Administração Municipal enviou apenas uma nota oficial, sem fornecer informações detalhadas ou esclarecer as dúvidas levantadas. Confira a nota abaixo.

A Administração Municipal de Palmeira das Missões, esclarece o acontecimento do último domingo, onde uma jovem foi atingida por um disparo no Parque Municipal de Exposições.

Durante o ocorrido, o Prefeito Evandro Massing, o Vice-Prefeito Regis Lorenzoni e do Secretário Adjunto de Administração Leandro Ribeiro Manfio, acompanharam de perto a situação e garantiu todo o suporte necessário para que a jovem atingida recebesse o melhor atendimento de saúde possível.

O SESC também contribuiu com a cobertura das despesas de hospedagem dos familiares da jogadora, e a Administração Municipal disponibilizou um veículo para transportar a família da jovem, que reside em Santo Cristo.

Para auxiliar nas investigações, as imagens das câmeras de segurança do Parque Municipal foram entregues à Brigada Militar, que está conduzindo as apurações sobre o ocorrido. A Administração Municipal está colaborando integralmente com as autoridades para garantir que todos os fatos sejam esclarecidos e que a segurança da comunidade seja preservada”.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/BC2EPoxtSbEIlzleby7yT3

Jornal Tribuna da Produção