Conhecido como “ave fantasma”, um urutau foi flagrado por um morador, ao lado de um edifício comercial, na tarde desta quarta-feira, 11, na Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Três Passos.
O pássaro pousou em um poste de madeira e chamou a atenção do morador, que chegou a tocá-lo nos pés. Em seguida, a ave voou para outro poste próximo ao local. Como nunca havia encontrado um urutau, decidiu fotografá-lo. Isso porque, apesar de não estar em extinção e viver em quase toda América do Sul, é difícil encontrá-lo.
De hábitos noturnos, a ave é cercada de lendas e características marcantes. O canto é uma dessas lendas. Por conta dele, o pássaro também é conhecido como “mãe da Lua” e “ave fantasma”, graças à facilidade de se camuflar.
O nome “urutau” tem origem guarani. Vem da junção de guyra (ave) + tau (fantasma). Isso é graças a sua capacidade de se transformar em prolongamentos de galhos, de tão interessante a sua capacidade de se disfarçar.
Durante o dia, o pássaro é também capaz de ficar horas estático e tem o chamado “olho mágico”, devido ao formato da pálpebra, que o permite enxergar mesmo de olho fechado.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/GNo8igTT3e0FHvgScjR0D6