Informativo
Foto: Cotricampo

Na última sexta-feira (27) a Cotricampo promoveu um dos mais importantes eventos de seu calendário anual: o Dia de Campo Trigo 2024, no campo experimental da cooperativa, em Campo Novo. O evento foi organizado e coordenado pelo Departamento Técnico – Detec Cotricampo.

Aproximadamente 500 participantes estiveram aproveitando as atividades, entre produtores rurais cooperados, convidados, estudantes e demais interessados na cultura do trigo, percorrendo cinco estações temáticas que realizavam as seguintes abordagens: benefícios do trigo nos sistemas, manejo de doenças no trigo, cultivares de trigo em duas épocas, uso de biológicos na agricultura e informações sobre a escolha da cultivar, época e potencial produtivo do trigo.

“Fizemos um apanhado sobre os principais desafios, tanto sobre o manejo de oídio, que foi a doença protagonista dessa safra, em função da condição climática. Discutimos também sobre o tratamento de semente, aplicações preventivas, intervalo de aplicação, buscando uma maior eficiência no controle de oídio. O cenário de ferrugem da folha também foi discutido, avanço das manchas foleares, cenário de bacteriose e finalizamos falando sobre o controle das doenças de espiga: giberela e brusone”, destacou o pesquisador Carlos Pizolotto, da CCGL/RTC, um dos painelistas do dia de campo.

Foto: Cotricampo

Thiago Hörbe, também pesquisador da CCGL/RTC, ressalta que o evento propiciou a discussão sobre “escolha e posicionamento de cultivares para as culturas de trigo e soja, e o quanto isso impacta na rentabilidade do produtor. Essa decisão define o potencial produtivo de sua lavoura”, afirma.

Presente ao evento, o diretor-secretário, Luciano Seefeld, mencionou a importância de momentos como esse, com troca de informações e de experiências, garantindo que a safra de trigo possa ser colhida com qualidade, o que resulta em rentabilidade ao produtor e um produto refinado para o moinho da Cotricampo que produz farinhas que são comercializadas em várias partes do Rio Grande do Sul.

Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo – Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo