Cidade, Geral
Foto: Divulgação

Na noite de quinta-feira, 24 de outubro, uma importante reunião ocorreu no Auditório do Centro Empresarial da Cacis/Sindilojas em Três Passos. O encontro, promovido Corsan/Aegea, em parceria com a Prefeitura Municipal contou com a presença do Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Tomazoni e do Presidente do Sindilojas Celeiro, Antônio Afonso Granich. A condução da reunião ficará a cargo de José Roberto Ceolin Epstein, Superintendente de Relações Institucionais da Corsan/Aegea. A reunião foi aberta à participação de toda a comunidade e representantes de todos os segmentos do município.

Vários assuntos foram debatidos, mas, como tema central, o saneamento básico. A Corsan vai investir, até 2033, R$ 81 milhões em obras de esgotamento sanitário em Três Passos.  As obras previstas incluem a instalação de 126 quilômetros de redes coletoras, uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e 13 estações elevatórias de bombeamento de esgoto (EEBE).

Um estudo de viabilidade está sendo feito pelos engenheiros da Companhia para definir o local de construção da ETE e das EEBEs, e o cronograma de execução das obras. Atualmente, o município possui 1% de redes coletoras de esgoto. A expectativa é concluir, até 2030, aproximadamente 60% das obras e que, até 2033, em torno de 90% da cidade esteja com as redes finalizadas.

O gestor de relações institucionais da Corsan na Região das Missões, José Roberto Ceolin Epstein, explicou como serão as etapas das obras e a importância do esgotamento sanitário para os municípios.

“Esse planejamento integrado e sincronizado entre a Corsan, a prefeitura e os clientes resultará numa maior agilidade na execução do projeto. Iniciativas como essa são para garantir o acesso contínuo e seguro da população à água potável e ao esgotamento sanitário, reafirmando nosso compromisso com a comunidade e o desenvolvimento sustentável dos municípios”, afirma.

“Essa aproximação com o município é muito importante, no sentido de promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa”, destaca a analista de responsabilidade social da Corsan Bibiany de Oliveira Costa, que apresentou os projetos sociais da empresa.

MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Uma série de investimentos já vêm sendo realizados no sistema de fornecimento de água do município, especialmente na captação no rio Erval Novo, para tratamento e distribuição à população. Foram instaladas novas bombas submersíveis e realizadas melhorias na infraestrutura de abastecimento. Uma nova subestação de energia está em fase de conclusão na área de captação de água no rio Erval Novo e deverá ser entregue até o final de novembro, para garantir maior confiabilidade aos serviços prestados pela Corsan.

No mesmo local de captação, já está finalizada a construção de uma nova casa de máquinas, que foi fortemente afetada pelas enchentes de 2023.  Os equipamentos que atuam como filtros de impurezas da água (chamados de crivos), essenciais para o funcionamento dos motores, foram substituídos. O investimento soma aproximadamente R$ 1,1 milhão.

Além disso, a Corsan está trabalhando na ampliação da oferta de água. Três novos reservatórios serão instalados nos próximos meses para fortalecer o abastecimento aos moradores dos bairros Pindorama e Padre Gonzales. Juntos, eles terão capacidade de armazenamento de 250 mil litros, o que representa aumento de 20% na reservação de água no município.

Ações de combate a perdas de águas também estão em andamento, com a instalação de equipamentos como os macromedidores, dispositivos que possibilitam a comparação entre o volume de água distribuído à população e o volume que efetivamente chega aos imóveis. Estão sendo implantadas, ainda, válvulas redutoras de pressão do fluxo nas redes e ventosas para melhorar a circulação e distribuição de água. Paralelamente, são feitas pesquisas de vazamentos ocultos (que são aqueles que não extravasam para o solo e não ficam aparentes), com auxílio de aparelhos chamados geofones – que indicam, por meio de vibrações sonoras, onde estão ocorrendo escoamentos.

“A gestão de combate às perdas e ao desperdício de água é de suma importância para garantir eficiência operacional no sistema de abastecimento e melhorar a prestação de serviços à população de Três Passos”, acrescenta o gerente de operações da Corsan nas Missões, Alexandre Kunkel da Costa.

Assessoria de Comunicação