A chuva será frequente no Sul do Brasil, marcando a semana com instabilidade atmosférica. Meteorologistas da MetSul projetam que áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão precipitações significativas, acompanhadas de temporais pontuais e risco de ventos fortes e queda de granizo, segundo a MetSul.
Após um final de semana ensolarado e quente, o cenário muda já neste domingo (17). Áreas de instabilidade avançam a partir do Oeste gaúcho, trazendo chuva para partes do estado, especialmente nas regiões Oeste, Sul e Centro.
Na segunda-feira (18), uma frente fria atravessará o Rio Grande do Sul, intensificando a nebulosidade e espalhando a precipitação para diversas áreas.
Semana de instabilidade com temporais localizados
Com a presença de umidade na atmosfera, a chuva será constante ao longo da semana. Inicialmente, o Rio Grande do Sul será o mais afetado, mas, a partir de quarta-feira, as precipitações se intensificam em Santa Catarina e Paraná, principalmente nas áreas Leste desses estados.
Os episódios de chuva forte e intensa serão pontuais, podendo gerar elevados volumes em curtos períodos. Isso aumenta o risco de alagamentos e inundações repentinas em áreas específicas.Play Video
Além disso, temporais isolados com ventos intensos e queda de granizo podem ocorrer, embora não haja previsão de tempestades severas generalizadas.
Distribuição da chuva na região
Os modelos meteorológicos indicam grande variação nos volumes acumulados de chuva, mesmo dentro de microrregiões. Enquanto algumas localidades podem registrar precipitações significativas, outras terão acumulados baixos.
As projeções mostram maior concentração de chuva no extremo Norte do litoral gaúcho, Leste de Santa Catarina e Leste do Paraná, especialmente entre quarta e sábado. Nessas áreas, a precipitação será persistente, com momentos de intensidade moderada a forte, resultando em volumes altos a muito altos ao longo da semana.
O que esperar para cada dia
- Domingo (17): Início da instabilidade no Rio Grande do Sul, com chuva no Oeste e Sul do estado, podendo avançar para áreas centrais.
- Segunda-feira (18): Frente fria traz chuva mais ampla para o Rio Grande do Sul, enquanto o Norte do estado ainda terá tempo quente.
- Quarta-feira em diante: A instabilidade se intensifica no Leste de Santa Catarina e Paraná, com volumes acumulados elevados e períodos de chuva persistente.
Ainda que a chuva seja frequente, não choverá em todas as cidades todos os dias. Períodos de sol e nuvens estarão presentes entre as precipitações.
Publicação, divulgação, atos oficiais referentes a abril de 2024.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Litoral Mania