Tempo
Prainha do Cascalho em Tiradentes do Sul. Foto: Três Passos News

A temperatura foi dos 5ºC aos 39ºC nos últimos cinco dias no Rio Grande do Sul. Depois de cidades da Serra terem amanhecido com geada na semana passada, municípios registraram até 39ºC no fim de semana.

“O calor que fez no Rio Grande do Sul neste domingo (17) ficou entre os mais intensos do país. Campo Bom, com máxima de 39°C, e Teutônia, com 38,5°C ficaram entre as 10 maiores temperaturas no país”, divulgou a Climatempo Meteorologia.

A capital do RS, Porto Alegre bateu recorde de calor em 2024, com os termômetros marcando 37,6ºC no domingo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – foi a terceira capital mais quente do país, atrás somente de Boa Vista (RR), que teve máxima de 38,6ºC, e de Teresina, com máxima de 38ºC.

O recorde anterior era de 37,1ºC, registrado entre os dias 14 e 20 de março deste ano.

A Climatempo explica que o aumento das temperaturas pode ser explicado porque o estado está sob a influência de um efeito pré-frontal, fenômeno caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria: o ar frio, mais denso, empurra o ar quente para cima, gerando uma compressão e elevando os termômetros.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (18), as instabilidades associadas ao deslocamento da frente fria sobre a região devem reforçar as pancadas de chuva sobre o RS.

Na terça (19), a frente fria já vai se afastando do RS. O dia deve ser de tempo nublado, com chuva a qualquer hora e, especialmente a partir da tarde, as precipitações devem ganhar intensidade e pode chover forte.

A tendência é que o tempo siga instável na quarta (20), com chuva em todo o estado.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

G1 RS