Visando ampliar ainda mais a sua capacidade de negócios, entrou em funcionamento no último dia 7 de novembro mais uma unidade do Moinho Cotricampo, desta vez na cidade de Horizontina.
A estrutura, que até então era tocada pela Cotrirosa, passa à gestão da Cotricampo e tem capacidade de moagem de até 60 toneladas por dia (transformação de trigo em farinha), representando em torno de 27% no aumento da capacidade total da indústria Cotricampo. Pelo menos 12 colaboradores deverão trabalhar na nova estrutura, com funcionamento de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia.
“A nova planta permite absorvermos cada vez mais a produção dos nossos associados, contribuindo para a agregação de valor ao trigo recebido dos cooperados”, afirma Thais Kmiecik, gestora do Moinho Cotricampo. Segundo ela, a moagem de Horizontina é destinada somente à produção de big bags, para atender grandes indústrias e outros moinhos.
“A intenção da ampliação do moinho com a estrutura de Horizontina é agregar valor ao produto dos associados à cooperativa, além de consolidar o mercado já abrangido pelas farinhas e, através de um planejamento de médio prazo, ampliar as regiões que são atendidas, levando o nome da Cotricampo para o maior número de estados possíveis do Brasil”, destaca.
Como há uma demanda ampla de entrega de farinha para grandes indústrias e outros moinhos, a estrutura de Horizontina possibilitará atender estes clientes de uma maneira mais rápida. “Na produção de Campo Novo priorizamos a produção e pacotes e de sacarias, que atendem indústrias e o consumidor final. Já o moinho de Horizontina está focado em atender grandes indústrias, com uma maior agilidade”.
Na última quarta-feira (13), o diretor-presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, esteve visitando toda a estrutura do moinho, acompanhado do diretor de produção da indústria, Carlos Mar Almeida de Moura e de colaboradores da unidade. “Apesar de não contar com a mesma estrutura tecnológica do moinho de Campo Novo, a unidade de Horizontina possui uma boa capacidade de moagem, que irá complementar o trabalho desenvolvido, principalmente com o aumento de demanda das farinhas Cotricampo, que já está presente em sete estados do Brasil, a partir de produtos de qualidade e que são industrializados com matéria-prima da região, especialmente dos produtores rurais cooperados”, ressalta Bridi.
Aproveitando sua passagem pela cidade, Bridi também se reuniu com o prefeito reeleito de Horizontina, Jones Cunha, e com o vice-prefeito eleito, Gladimir Ames. Na conversa, o diretor-presidente reforçou que a Cotricampo quer ser parceira do município, no sentido de ter um posicionamento ativo junto à comunidade. “Esta nova conquista para a cooperativa representa agregação de valor, geração de emprego e desenvolvimento para o município de Horizontina”, completou.
O prefeito Jones parabenizou a cooperativa pelo investimento de ampliação e também colocou o poder público à disposição para a troca de ideias e possíveis novos projetos que possam reforçar ainda mais a presença da Cotricampo em Horizontina.
Esta é a 76ª unidade de negócios que a Cotricampo estabelece na região Noroeste, demonstrando sua diversificação, atuando em diferentes segmentos com muita responsabilidade. “A nova estrutura demonstra mais uma vez a força que o trigo cultivado pelos nossos cooperados possui, garantindo a produção de farinhas de grande qualidade”, pontua Thais.
Com relação à safra atual, de acordo com a gestora do Moinho Cotricampo, o trigo recebido é de muito boa qualidade para o trabalho de moagem, o que permite a produção de farinhas de excelência. “Os clientes podem ficar muito tranquilos, pois o padrão de nossas farinhas irá ser mantido a partir da qualidade verificada no cereal colhido e entregue ao moinho”, destaca.
Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo – Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo