Informativo
Foto: Divulgação

A terça-feira (26) foi de alegria para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guia Lopes, no distrito de Floresta, em Três Passos. A instituição foi agraciada neste ano com o projeto “Meu Herói, o Agricultor”, desenvolvido através do programa Corteva na Escola, em uma parceria que chega ao seu quarto ano de atividades, entre a Corteva Agriscience e a Cotricampo. Nesta data foram entregues os prêmios aos vencedores da proposta.

Estudantes do 3º, 4º e 5º anos estiveram participando e foram provocados a pensar a respeito de temas como sustentabilidade ambiental, alimentação saudável e a valorização das famílias que trabalham na agricultura. A Guia Lopes é uma das quatro escolas do campo no município de Três Passos.

No mês de outubro aconteceu a aula inaugural, com explanação do trabalho desempenhado pela Corteva junto aos produtores rurais, o papel da Cotricampo enquanto cooperativa agropecuária com atividades também em Três Passos, além da exibição de três curtas de animação, abordando temáticas como a conservação da água, produção de energias renováveis e a importância da manutenção das famílias no ambiente agrícola.

Os estudantes que acompanharam a aula inaugural receberam um livreto com animações e informações sobre os assuntos trabalhados e foram desafiados a realizarem um desenho sobre o projeto.

Após avaliação de todos os trabalhos apresentados, por uma profissional indicada pela Corteva, em São Paulo (SP), nesta terça-feira o representante comercial da empresa, o engenheiro agrônomo Bruno Morlin, divulgou os três alunos vencedores e seus respectivos desenhos.

O primeiro lugar ficou com a aluna Kauane Lorenz, que recebeu uma bicicleta como premiação. O segundo lugar ficou com Arthur Dickel, e o terceiro lugar, para Ana Carolina Simsen. O segundo e terceiro colocados receberam como uma cesta personalizada, com produtos Cotricampo. Os três estudantes vencedores integram o quarto ano da escola de Floresta.

Pela participação no projeto, a Escola Guia Lopes também foi agraciada com um projetor, entregue à diretora, professora Ivete Gaviraghi.

“Trata-se de uma proposta social de relevância, construída em conjunto entre Corteva e Cotricampo, levando informações importantes sobre o papel da agricultura e formas de sustentabilidade que podem favorecer as atuais e futuras gerações”, afirma Bruno Morlin.

De acordo com a diretora Ivete, a proposta mobilizou toda a escola e os trabalhos foram realizados com alegria, buscando destacar aspectos que estão muito presentes na vida de todas as famílias dos alunos, especialmente a valorização da agricultura e seu papel de destaque na atualidade.

Representando a Cotricampo, o jornalista Vinicius Araujo, que integra o departamento de comunicação social e educação cooperativa, e o gerente da unidade Três Passos, Fabiano Kunrath, parabenizaram todos os estudantes que participaram e enalteceram a iniciativa proposta pela Corteva, garantindo que a cooperativa sempre será parceira de ações sociais como essa.

Também prestigiou o momento, o secretário de Educação, Desporto e Cultura de Três Passos, Osvaldir Urnau, que agradeceu às empresas parceiras, Corteva e Cotricampo, por terem mais uma vez escolhido o município para receber essa proposta social e de cunho educacional e artístico.

Vinicius Bindé Arbo de Araujo – Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo