Região

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (DETRAN-RS) divulgou dados recentes sobre a evolução da frota de veículos no estado entre 2010 e 2024. Nesse período, o número de veículos mais que dobrou, com um aumento de 101,91%, passando de 3.855.215 para 7.785.393 veículos.

A Região Celeiro, localizada no noroeste gaúcho, também apresentou crescimento, embora em ritmo inferior ao estadual. A frota na região aumentou 86,98%, passando de 54.823 para 102.511 veículos.

Destaques Regionais

Entre os 21 municípios que compõem a Região Celeiro, alguns tiveram crescimento acima da média estadual. Barra do Guarita foi o destaque, com um aumento de 146,45%, seguido por Redentora (123,95%), Inhacorá (109,59%), Tenente Portela (109,99%) e Miraguaí (100,85%). Por outro lado, Humaitá apresentou o menor crescimento na frota de veículos, com 62,20%.

A média de crescimento regional, de 86,98%, foi superada por 16 municípios, incluindo Barra do Guarita, Bom Progresso, Campo Novo e Coronel Bicaco. Já cinco municípios registraram índices inferiores à média regional: Crissiumal, Humaitá, Santo Augusto, São Martinho e Três Passos. (Confira tabela completa abaixo)

Relação Veículos por Habitante

No ano de 2024, a Região Celeiro apresenta uma média de 1,35 veículo por habitante. Apesar de São Martinho ter registrado um crescimento da frota abaixo da média regional, o município lidera no quesito veículos por habitante, com uma proporção de 1,11 veículo por habitante. Outros 11 municípios, como Campo Novo, Crissiumal e Santo Augusto, também superaram a média regional nesse índice. (Confira tabela completa abaixo)

Por outro lado, Barra do Guarita, que teve o maior crescimento percentual na frota, possui uma das menores proporções de veículos por habitante, juntamente com outros oito municípios, como Redentora, Bom Progresso e Derrubadas. Redentora, inclusive, tem a menor proporção da região, com 2,69 habitantes por veículo. (Confira tabela completa abaixo)

O expressivo aumento da frota de veículos no Rio Grande do Sul reflete o crescimento econômico e a maior acessibilidade ao transporte particular nos últimos anos. Contudo, a análise da Região Celeiro revela desigualdades tanto no ritmo de crescimento quanto na relação entre veículos e habitantes, destacando desafios no desenvolvimento equilibrado.

Para o futuro, será fundamental alinhar o planejamento urbano e rural à mobilidade, com investimentos em infraestrutura viária, transporte público e soluções sustentáveis. Esse esforço será especialmente relevante nas regiões que enfrentam maior dificuldade em acompanhar o crescimento da frota de maneira proporcional à população.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Observador Regional