A partir do final desta semana, o Rio Grande do Sul será novamente afetado por um episódio de instabilidade climática, com previsão de chuva forte e temporais isolados entre esta sexta-feira, 6, e segunda-feira, 9. O alerta é da MetSul Meteorologia.
O fenômeno será mais abrangente, atingindo também Santa Catarina e Paraná, e promete trazer volumes elevados de precipitação, com risco de alagamentos e inundações em diversas áreas.
A previsão é de que uma área de baixa pressão, combinada com uma massa de ar frio, provoque chuvas intensas e temporais, especialmente na Metade Norte do estado.
Em algumas regiões, como o Noroeste gaúcho, a precipitação pode ultrapassar os 100 mm em poucos dias, com possibilidade de rajadas fortes de vento, granizo e raios.
Ao contrário do episódio de instabilidade do início da semana, que foi de curta duração e afetou principalmente o Rio Grande do Sul, este novo episódio terá maior duração e atingirá todos os três estados da Região Sul.
Apesar do risco de temporais, os danos esperados devem ser mais localizados e de menor escala do que no evento anterior, que causou grandes transtornos, como quedas de energia em várias cidades.
Meteorologistas alertam para a necessidade de monitoramento constante, principalmente em áreas vulneráveis, e recomendam cautela devido aos riscos associados a esse novo episódio de tempo severo.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Metsul Meteorologia