Saúde
Foto: Reprodução

A síndrome do lobisomem, tecnicamente chamada de hipertricose, é marcada pelo crescimento excessivo de pelos pelo corpo e atingiu recentemente 11 bebês na Europa. Os casos foram associados ao uso de loções de minoxidil pelos pais, medicamento comumente utilizado no tratamento da calvície. Segundo Gabriela Elizondo, chefe da Farmacovigilância de Navarra, o problema pode ocorrer por contato direto da pele ou por ingestão acidental do medicamento presente no corpo dos pais.

A descoberta veio à tona quando um bebê apresentou crescimento anormal de pelos após exposição indireta ao medicamento. Ao suspender o uso, os sintomas desapareceram. Esses episódios levaram a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) a incluir novas recomendações nas bulas, como evitar contato com lactentes e lavar as mãos após o uso.

Casos similares já haviam sido registrados na Espanha em 2019, quando um erro na embalagem de medicamentos resultou na ingestão acidental de minoxidil por bebês. Embora os sintomas tenham desaparecido com o tempo, as crianças passaram por acompanhamentos médicos rigorosos.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

DCM